Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Por Flavio Pereira | 16 de março de 2021
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O duro ataque desferido pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, contra o governador gaúcho Eduardo Leite e seu vice, Ranolfo Vieira Junior, recebeu ontem uma resposta do comando petebista gaúcho. O ataque uniu os petebistas do Rio Grande do Sul.
Entenda o caso
Jefferson anunciou pela imprensa a expulsão de Ranolfo do partido e a destituição do presidente estadual, deputado Luis Augusto Lara, por estarem afinados com a política do governador Eduardo Leite, fiscalizar com rigor o cumprimento das medidas de restrição do comércio e da circulação de pessoas.
Nesta segunda-feira, Lara respondeu, lembrando a Roberto Jefferson que, por não formar uma comissão provisória, o diretório estadual do PTB apenas poderia ser destituído por uma decisão do diretório nacional do partido, o que não ocorreu.
A precipitação e a agressividade de Roberto Jefferson acabará ajudando alguns deputados que buscavam um pretexto para deixar o partido, pensando em ingressar em uma sigla com maior possibilidade eleitoral, em 2022.
Eduardo Leite saiu em defesa do seu vice
O governador gaúcho usou sua conta no Twitter para responder aos ataques de Roberto Jefferson e se solidarizar com seu vice:
“Em meio à grave crise que enfrentamos, me dá forças saber que contamos com a lealdade e o valor de um companheiro de jornada como o delegado Ranolfo que, além liderar a segurança pública com redução recorde da criminalidade, se alinha nossas princípios políticos e humanos.”
Terra volta a afirmar: casos de covid começam a cair esta semana
Para que não digam que ele não havia anunciado com antecedência, o deputado federal e médico Osmar Terra renovou nesta segunda-feira, sua previsão feita com base no estudo de casos concretos:
“As novas cepas do vírus da covid ignoram lockdowns e contaminam ultra rápido, batendo recordes de novos casos/dia. Fazem curva padrão de 4 semanas de subida exponencial e queda como na Europa e no Amazonas. Nesta semana a cepa P1 chega ao auge e começa a cair no Rio Grande do Sul e Estados do Sul.
No Maranhão, PSDB se alia ao PCdoB
O governador Eduardo Leite, de olho no seu projeto nacional para 2022 que busca somar o maior número possível de aliados, saudou ontem a decisão dos tucanos do Maranhão, de retornarem a base do governador Flavio Dino (PCdoB):
“Um governador (Flávio Dino) que dialoga, respeita as diferenças e trabalha pela vacina e contra injustiças. O Brasil precisa de caminhos que levem à união.”
Um milhão de assinaturas pelo impeachment de Alexandre de Moraes
O abaixo-assinado com o pedido para que o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, seja pautado no Senado Federal, pelo presidente do congresso, senador Rodrigo Pacheco, ultrapassou ontem o marco de 1 milhão de adesões.
O abaixo assinado vem sendo incentivado por vários profissionais de imprensa, incluindo Caio Coppolla que critica a atuação do ministro Alexandre de Moraes através de inquéritos como o 4781, conhecido como inquérito das Fake News.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.