O feriado de Corpus Christi foi especial para 1.615 pessoas que compareceram ao Festival Emoções no Vale promovido pelo Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola. O público presente foi 66% maior do que na edição do ano passado. A maioria dos participantes mora na região e 1/3 dos visitantes vieram de outros estados. O evento promoveu a degustação de vinhos, cervejas e cachaças artesanais de 32 empresas, além de apresentações culturais variadas em meio à bela paisagem natural da única região brasileira com Denominação de Origem – o Vale dos Vinhedos.
O público elegeu a vinícola Terragnolo como destaque do festival. Em segundo lugar ficou a Lidio Carraro e em terceiro a Angheben. Nos três dias do festival, foram consumidas 1.000 garrafas de produtos, a grande maioria vinhos, além de cervejas e destilados. O crescimento na venda de produtos alcançou 135% este ano, em comparação com o evento de 2015.
Destaques
A novidade ficou por conta das degustações temáticas conduzidas pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Na quinta-feira (26/05), o tema abordado foi “A história do Merlot, de Bordeaux ao Vale dos Vinhedos”. Na sexta (27/05), o sommelier Vinícius Santiago falou sobre “Brancos e espumantes para o inverno”. Por fim, no sábado (28/05), a degustação tratou de “Castas tintas incomuns, novos aromas e sabores”.
Consolidado como um dos mais marcantes e charmosos festivais da Serra Gaúcha, o Emoções no Vale integra as celebrações do Dia do Vinho no Rio Grande do Sul. “Estamos contentes em oportunizar a chance de turistas, enófilos e experts apreciarem os grandes vinhos da vitivinicultura gaúcha e alguns dos melhores rótulos do mundo”, afirma o Gerente de Eventos do Spa do Vinho, Nicolas Hermanowyc.
A sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, destaca que ano após ano o festival se consolida como um evento não apenas de enogastronomia, mas também de cultura e negócios. “Esta última faceta é a que mais cresce, pois experts, compradores e importadoras aproveitam a oportunidade para travar contato com vinícolas que não estão ainda em seu portfolio”, salienta.
Para o público também é possível fazer bons negócios comprando excelentes vinhos a preços promocionais. “Todos os rótulos do Spa do Vinho, por exemplo, foram vendidos a preços 20% inferiores aos praticados normalmente na adega”, lembra Deborah. Os visitantes também puderam conferir, em primeira mão, os óleos faciais da grife Spa do Vinho que estão em fase de pré-lançamento.
O evento teve a presença da secretária de Turismo de Garibaldi, Ivone Fávero, da diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria(SEGH), da presidente da ABS-RS, Andreia Gentilini Milan, e do gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Os apoiadores do festival foram a Fundação Casa das Artes, o Bento Convention Bureau, SEGH, Ibravin, Lorigraf, Salini Turismo, Boch Som & Luz, Armazém, Tidra, Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e Secretaria de Turismo de Garibaldi.
Empresas participantes do Festival Emoções no Vale
– Adega Splendor
– Almaúnica
– Angheben
– Barcarola
– Bettú
– Bueno Wines
– Casa Bucco Cachaçaria
– Casa Madeira
– Casa Valduga
– Cervejaria Blauth Bier
– Cristófoli
– Coopeg Orgânicos
– Domno
– Don Laurindo
– Don Bernardo
– Enojoias
– Gran Vin – Casa de Vinhos
– Larentis
– Lidio Carraro
– Lovara
– Luiz Argenta
– Michele Carraro
– Milantino
– Miolo
– Multivinhos
– Pizzato
– Simonetto
– Spa do Vinho
– Terragnolo
– Vallontano
– Velho Alambique
– Vinhos Artesanais