Terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2015
Situada na faixa litorânea entre os Estados de Nayarit e Jalisco, Puerto Vallarta, no Pacífico mexicano, é uma boa opção para quem gosta de conhecer lugares interessantes. A praia está em crescente expansão turística, armazena um relicário de histórias sobre seu desenvolvimento e serviu até de cenário romântico para um dos mais famosos casais de Hollywood: Elizabeth Taylor e Richard Burton.
Fundada em meados do século 19, sob o nome Las Peñas, esse balneário surgiu a partir do interesse das cidades montanhescas em criar um porto na Baía de Banderas, onde pudessem escoar o sal das suas minas e promover a troca comercial com mercados nacionais e internacionais.
O resultado dessas transformações revelou-se extremamente eficiente e trouxe charme e glamour à cidade, na década de 1960, ao receber a visita de ilustres famosos da cena cultural norte-americana. Reza a lenda que Elizabeth e Burton estavam à procura de um lugar para descansar quando resolveram tirar uns dias de férias no México. Eles até teriam adquirido um imóvel no local.
Uma parte da praia é ocupada pelos hotéis e resorts, onde ficam os viajantes; além da zona central, com construções baixas que se estendem até os morros de Serra Madre e conservam o encanto colonial. A cidade tem atualmente mais de 300 mil habitantes. Quem visita Puerto Vallarta encontrará águas calmas e transparentes, de coloração azul esverdeada, com temperatura morna.
Assim como outras, a Playa Los Muertos (Praia dos Mortos) destaca-se pela prática de esportes. Outra praia bem refrescante é a de Bucerías, ideal para a prática da pesca, natação e jantar à beira-mar.
Gastronomia e diversidade
Em Puerto Vallata, os chefs utilizam especiarias locais para produzir pratos típicos com influências externas. Um misto de verduras e legumes coloridos. A diversidade do cardápio local é ampla e convida a todos a experimentarem as iguarias regionais.
Além disso, as noites são intensamente agitadas em certos pontos da cidade, como no calçadão. Bares combinam o exagero colorido mexicano com boates que funcionam até o sol nascer. Mas se não quiser se jogar na noite, pode caminhar pelo calçadão e entrar em estabelecimentos de portas abertas, sem nenhum isolamento acústico.
Destacam-se também os cafés europeus e a sofisticada culinária francesa, espalhados pelo centro da cidade. Alguns dos mais populares estabelecimentos são No Way Jose!, Casa Isabel e Madison South, que oferecem pratos por menos de 20 dólares.