Ícone do site Jornal O Sul

Putin assina a anexação de quatro territórios ucranianos à Rússia

Presidente russo acusou os serviços secretos ucranianos de terem causado explosão. (Foto: Gavriil Grigorov/Sputnik)

O presidente Vladimir Putin assinou, nesta sexta-feira (30), a anexação de quatro regiões do território ucraniano à Rússia: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

“Existem quatro novas regiões russas”, disse Putin durante uma cerimônia no Kremlin, em Moscou. “As pessoas que vivem nessas quatro regiões estão se tornando nossos cidadãos para sempre”, acrescentou. Esses territórios estão ocupados por forças russas, que invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Essas regiões equivalem a praticamente um quinto do território da Ucrânia. O governo do país, a ONU (Organização das Nações Unidas) e nações do Ocidente não reconhecem a validade dos referendos realizados pela Rússia para consultar os habitantes dessas localidades sobre a anexação.

“As pessoas foram separadas de sua pátria quando a União Soviética se rompeu”, afirmou Putin. “A Rússia não busca trazer a União Soviética de volta”, completou.

O presidente russo disse que o governo ucraniano deve “respeitar a vontade das pessoas”. Além disso, afirmou que a Rússia defenderá suas terras “com todos os meios” e trabalhará para “aumentar a segurança nas novas regiões”.

O Kremlin afirmou que ataques contra qualquer parte da faixa da Ucrânia que Putin assinou a anexação serão considerados agressões contra a própria Rússia.

Sair da versão mobile