O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirão nesta quinta-feira (25) em Vladivostok, segundo informações do Kremlin nesta terça-feira, após dias de especulações de quando e onde seria o encontro entre os dois. Esta será a primeira visita a outro país desde a última eleição norte-coreana, no último dia 11, a qual Kim foi reeleito. Uma das principais discussões será sobre o “problema nuclear na península coreana”, afirmou um dos assessores de Putin, o diplomata Yuri Ushakov.
A reunião começará somente com os dois representantes dos países e seguirá com um encontro entre as delegações de ambos os países e uma recepção oficial. Segundo Ushakov, a demora para as confirmações da cúpula se deve “a um acordo com a parte norte-coreana” para não compartilhar nenhuma informação sobre a visita de Jong-un à Rússia. As bandeiras dos países foram hasteadas hoje (23) na sede da universidade lugar que, segundo informações da imprensa russa, ocorrerá o encontro entre os líderes, nesta quinta-feira.
O jornal russo “Kommersant” ainda informou que Kim Jong-un fará turismo cultural em Vladivostok e por tal motivo, não sairá do país no mesmo dia que ocorrer a cúpula, mas na sexta-feira (26).