Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de abril de 2024
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores do país afirmou que o Irã "não hesitará em proteger seus interesses". Na foto, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi
Foto: ReproduçãoO presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou neste domingo (14) que qualquer “nova agressão contra os interesses da nação iraniana será recebida com uma resposta mais pesada”. As informações são do canal de notícias estatal iraniano IRIB.
O ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amirabdollahian, fez observações semelhantes numa publicação no X (antigo Twitter), dizendo que o Irã não tem intenção de “continuar as operações defensivas, mas se necessário, não hesitará em proteger os seus interesses legítimos contra qualquer nova agressão”.
“Exercer o direito de defesa legítima mostra a abordagem responsável do Irã à paz e segurança regional e internacional”, acrescentou. O Irã continuou as suas ameaças depois de lançar um ataque noturno sem precedentes contra Israel no sábado.
O líder do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã alertou que uma “nova equação” foi criada após o seu ataque a Israel, e que agora responderá diretamente sempre que Israel atacar os seus interesses, bens ou pessoas.
O chefe do Estado-Maior do Irã também ameaçou os EUA e Israel contra quaisquer ataques futuros. Sardar Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, disse que o Irã enviou uma mensagem aos EUA por meio da embaixada suíça alertando Washington se cooperar com Israel em suas possíveis próximas ações, as bases dos EUA “não terão qualquer segurança”.