Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Os números foram divulgados pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria)

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Os números foram divulgados pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Brasil registrou, ao longo de todo o ano passado, uma média diária de 196 casos de violência física contra crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos. Cerca de 80% das agressões contra vítimas de até 14 anos ocorreram dentro de suas próprias casas.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (24) pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) com base em casos notificados por unidades de saúde. Em 2023, foram registradas mais de 3 mil notificações envolvendo bebês com menos de 1 ano, enquanto 8.370 casos estavam relacionados a crianças de 5 a 9 anos. Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos foram as principais vítimas de agressões, respondendo por 35.851 notificações ao longo do ano.

De modo geral, os Estados da Região Sudeste concentram a maioria dos casos de violência física contra crianças e adolescentes, o que, segundo a SBP, é esperado em razão da alta densidade populacional e de sistemas mais eficientes de diagnóstico e denúncia. Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, entretanto, também registraram números classificados pela entidade como expressivos.

O Estado de São Paulo lidera em todas as faixas etárias, com 17.278 registros de violência física – uma média de quase 50 casos por dia. Minas Gerais aparece como o segundo Estado com mais notificações, contabilizando 8.598 registros ao longo de 2023. Em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, que registrou 7.634 agressões.

A entidade também classifica os números relacionados à Região Sul como “preocupantes”, com destaque para o Paraná, com 7.266 casos, e o Rio Grande do Sul, com 2.331.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cartórios eleitorais estarão abertos neste domingo para justificativas de ausência na votação
Cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul são afastados por suposta venda de sentenças
https://www.osul.com.br/quase-200-criancas-e-adolescentes-sao-agredidos-por-dia-no-brasil/ Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil 2024-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar