A polícia da França prendeu 227 pessoas em todo o país durante confrontos com torcedores após a final da Copa do Mundo, vencida pela Argentina nos pênaltis, na tarde de domingo (18).
O número de detidos foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Ministério do Interior francês. Pelo menos 40 policiais ficaram feridos. Entre os presos, cerca de 50 foram capturados em Paris e na Região Metropolitana.
Quatorze mil policiais foram destacados em todo o país para conter os atos de vandalismo, que já haviam acontecido depois das quartas de final contra a Inglaterra e da semifinal contra o Marrocos.
Na Champs-Elysées, em Paris, a polícia foi alvo de lançamentos de garrafas e fogos de artifício e usou gás lacrimogêneo para conter os tumultos. Em Lyon, cerca de 15 pessoas foram presas por lançar objetos e danificar a Place Bellecour, segundo a prefeitura.
Em Bordeaux, cinco pessoas foram presas após confrontos com a polícia na Place de la Victoire. Em Nice, 33 pessoas foram detidas. Vândalos incendiaram mais de 90 lixeiras em Grenoble.