Ícone do site Jornal O Sul

Quase 50 mil toneladas de lixo e outros resíduos já foram retiradas das ruas de Porto Alegre

Força-tarefa abrange cerca de 80 garis, com auxílio de caminhões e retroescavadeiras. (Foto: Julio Ferreira/PMPA)

Em pouco mais de um mês desde o início das enchentes, a força-tarefa da prefeitura de Porto Alegre para limpeza da cidade já retirou ao menos 46 mil toneladas de resíduos das ruas. Dentre os serviços realizados estão a retirada de lama e o recolhimento de móveis inutilizados, dentre outros itens. Em áreas ainda inundadas, será preciso aguardar o recuo da água para a realização do serviço.

O volume informado não inclui o saldo da mobilização desse domingo (9). Ao longo do dia, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU, vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos da Capital) percorreram dez áreas, em um trabalho que conta com cerca de 800 garis e 390 veículos (incluindo caminhões e retroescavadeiras).

– Bairros abrangidos no domingo (9): Centro Histórico, Floresta, Guarujá, Ipanema, Navegantes, Humaitá e São João.

– Bairros abrangidos no sábado (8): Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus, FGuarujá, Assunção, Serraria, Ipanema, Lami, loresta, Farrapos, Navegantes, Vila Farrapos, São Geraldo, Anchieta, São João, Sarandi e Ilha da Pintada.

– Bairros abrangidos na sexta-feira (7): Centro Histórico, Menino Deus, Assunção, Guarujá, Ipanema, Serraria, Ponta Grossa, Lami, Floresta, Farrapos, Navegantes, Anchieta, São Geraldo, Sarandi e Ilha da Pintada.

– Bairros abrangidos na quinta-feira (6): Centro Histórico, Menino Deus, Tristeza, Assunção, Guarujá, Ipanema, Serraria, Ponta Grossa, Lami, Campo Novo, Belém Novo, Belém Velho, Floresta, Farrapos, Navegantes, Anchieta, São Geraldo, Sarandi, Santa Rosa de Lima e Ilha da Pintada.

Terrenos para descarte

Em meio a condições climáticas favoráveis nos últimos dias, o DMLU disponibiliza os chamados “bota-espera”. São terrenos onde a população pode realizar o descarte de resíduos como colchões, móveis e outros itens sem serventia após destruição por alagamento (o destino é um aterro em Gravataí, na Região Metropolitana):

– Centro Histórico – avenida Loureiro da Silva nº 678 – junto ao edifício Chocolatão (8h às 22h).
– Serraria (Zona Sul) – avenida da Serraria nº 2.517 (8h às 18h).
– Humaitá (Zona Norte) – rua Voluntários da Pátria nº 314, acesso 4 (8h às 18h).
– São Geraldo (Zona Norte) – avenida Cairu esquina com a rua Voluntários da Pátria (8h às 18h).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile