Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Quase 600 mil doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas na população gaúcha. Novo lote chega ao Estado nesta quarta

Compartilhe esta notícia:

Com 174,5 mil novas ampolas, Estado passa de 1 milhão de unidades recebidas. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) prevê para esta quarta-feira (3) o desembarque de um novo lote da vacina Coronavac no Rio Grande do Sul, com 174,8 mil doses. Com isso, o total de ampolas de imunizantes contra o coronavírus enviadas ao Estado desde janeiro chegará a quase 1,1 milhão – ao menos 594 mil já foram aplicadas.

Desse montante, 483 mil serviram para a primeira e 111 mil para a segunda injeção. Isso porque tanto para a Coronavac quanto para a vacina de Oxford/Astrazeneca (as duas em uso no Estado), o ciclo de imunização prevê duas doses, com intervalos específicos para cada produto.

Conforme informação do Ministério da Saúde, a nova remessa deve chegar ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte de Porto Alegre, no começo da manhã. O horário estimado é por volta das 8h45min.

A distribuição aos 497 municípios gaúchos será realizada ao longo dos dias seguintes, após a separação paras as respectivas coordenadorias regionais da Secretaria Estadual da Saúde. E a logística permanece inalterada em relação aos últimos repasses, que atendem a critérios de proporcionalidade demográfica e contam com transporte por vias aérea e terrestre.

Sputnik V

Instalada no Distrito Federal, a farmacêutica União Química recebeu na manhã desta terça-feira (2) representantes de 17 Estados – incluindo o Rio Grande do Sul – que manifestaram interesse na aquisição da vacina russa Sputnik V.

A expectativa é de que o produto receba em breve o sinal verde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser elaborado pela empresa no Brasil.

O governador gaúcho Eduardo Leite foi representado pela secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, bem como o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen. Eles e os demais integrantes do grupo conheceram instalações e linha de produção.

Conforme o Palácio Piratini, o Instituto Gamaleya de Moscou deve enviar no mês que vem um primeiro lote com 10 milhões de doses já prontas. A União Química, que conta com sete unidades industriais no Brasil e uma nos Estados Unidos, inicialmente ficará encarregada de envasar o imunizante, antes de passar a coproduzi-lo em Guarulhos (SP).

“Estamos correndo contra o tempo, aguardando a autorização e cumprindo o contrato que temos das 10 milhões de doses com o Gamaleya, em uma operação financiada por um fundo soberano russo”, ressaltou o presidente do grupo, Fernando Marques, durante o encontro.

O representante do Ministério da Saúde, Airton Soligo, informou que a pasta ressarcirá os Estados pela compra dos imunizantes. Também estava presente o embaixador da Rússia, Sergei Akopov.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prefeitura adota medidas para garantir alimentação de alunos sem aulas presenciais em Porto Alegre
Trensurb retoma campanha contra abuso sexual no Mês da Mulher
https://www.osul.com.br/quase-600-mil-doses-de-vacina-contra-o-coronavirus-ja-foram-aplicadas-na-populacao-gaucha-novo-lote-chega-ao-estado-nesta-quarta/ Quase 600 mil doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas na população gaúcha. Novo lote chega ao Estado nesta quarta 2021-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar