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Quatro empresas apresentam propostas para coleta automatizada em Porto Alegre

Quatro empresas apresentaram proposta na sessão pública de disputa eletrônica de licitação para contratação emergencial para um novo modelo de coleta de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre. A concorrência, que ocorreu de forma online nesta segunda-feira (03), foi do tipo menor valor global.

A Plural Serviços Técnicos Eireli foi a primeira colocada, oferecendo a totalidade dos serviços no valor de R$ 13,7 milhões. A documentação da empresa será analisada pela Smap (Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio) e pelas equipes técnicas do DMLU (Departamento Municipal de Serviços Urbanos). A medida foi a solução encontrada para qualificar o serviço dos 19 bairros onde há coleta automatizada na Capital.

A empresa que assumir o serviço irá recolher os resíduos diariamente e não de forma alternada, como atualmente ocorre na maioria dos bairros atendidos. Ao mesmo tempo, haverá acréscimo de 140% no número de contêineres nas vias públicas, que vai passar de 2,5 mil para 6 mil, em razão dos novos equipamentos terem menor capacidade de armazenamento.

Também está prevista a substituição de todos os atuais equipamentos metálicos por um novo modelo, feito de polietileno de alta densidade (PEAD), que permitirá uma coleta feita pela traseira de caminhões. Atualmente, o recolhimento é realizado exclusivamente de forma lateral pelos veículos. A vencedora da disputa ficará responsável pela substituição gradual em prazo de 60 dias a partir da ordem de início dos serviços.

Maior eficiência

O contrato ainda prevê o apoio de garis na coleta automatizada para garantir maior eficiência na retirada dos resíduos, especialmente daqueles que podem cair dos contêineres ou que estão no entorno dos equipamentos devido à ação dos catadores. Hoje, a limpeza dos resíduos no entorno dos contêineres – quando necessária – é realizada por uma força-tarefa da prefeitura e da empresa responsável pela coleta domiciliar tradicional.

A medida ocorre após a prefeitura verificar falhas frequentes por parte da atual prestadora de serviço e notificá-la da intenção de rescisão do contrato da coleta automatizada.

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