A prefeitura de Porto Alegre ampliou ao longo do sábado (4) os abrigos provisórios para receber pessoas atingidas pela enchente histórica. Na manhã deste domingo (5), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Defesa Civil registram 3.987 acolhidos em 21 locais organizados com apoio de parceiros.
O Teatro Renascença, na avenida Érico Veríssimo, 307, Menino Deus, é o ponto de referência para aqueles que necessitam de acolhimento. O Ginásio da Brigada Militar, Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), Centro Vida, Pe. Leonardi, Escola Estadual Custódio de Mello, Igreja Brasa, Escola Física Fisioterapia e Dança, Abba Church, Lagoinha, Apamecor, Grêmio Náutico União, Sogipa, Sesc, Ginásio da PUC, Rosário, Escola Grande Oriente, Ginásio Nossa Senhora de Belém, Clube Lindoia, Colégio São Francisco e Rede Calábria – exclusivo para pessoas em situação de rua encaminhadas por equipes de abordagem – são outros locais de abrigagem.
Abastecimento de água – As Estações de Tratamento de Água (Etas) Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza foram desligadas devido aos alagamentos. Não há previsão de retomada da operação. As estações Menino Deus e Belém Novo operam com capacidade reduzida A prefeitura pede que as pessoas racionem água neste momento.
Mobilidade – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem 77 ocorrências em aberto, sendo 60 bloqueios totais e sete bloqueios parciais de vias. Conforme o órgão, o acesso seguro para Porto Alegre é pela RS-118, RS-040 e avenida Bento Gonçalves. Estão bloqueados os acessos pela BR-116, BR-290 (Castello Branco) e avenida Assis Brasil.