Domingo, 20 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de maio de 2021
As negociações que permitiram a antecipação foram intermediadas pela Opas
Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilO Ministério da Saúde informou que será antecipado para junho o recebimento de mais 4 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca previstas no acordo com a aliança Covax Facility, liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A entrega estava prevista para o terceiro trimestre.
Segundo o governo, as negociações que permitiram a antecipação foram intermediadas pela Opas (Organização Panamericana de Saúde), entidade que representa a OMS na América. “Estamos conseguindo recuperar essas doses, que deveriam ter chegado no início do ano, mas entendemos que essa é uma dificuldade global”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Conforme o governo, com a nova remessa, o Brasil terá recebido mais de 9 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca pelo consórcio global desde março.
“Além disso, a Covax Facility já separou para o País outras 842,4 mil doses da Pfizer/BioNTech. No total, o contrato do governo federal com a aliança prevê 42,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até o fim de 2021”, informou o ministério.