“Quem move o mundo?” é a indagação que serve de tema ao 29º Fórum da Liberdade, promovido pelo IEE (Instituto de Estudos Empresariais). Provocativo, mas também esclarecedor, o tema busca fomentar o debate acerca dos agentes cujas ações impactam a sociedade. Por outro lado, instiga o reconhecimento de que cada sujeito deve ser livre para almejar os seus objetivos e a sua própria felicidade, pois é somente através desses empreendimentos pessoais que os indivíduos podem transformar a vida daqueles que estão ao seu redor.
O tema é inspirado na obra “A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand, considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso. O romance, escrito em 1957, é atemporal, mas a ideia da autora era retratar um cenário no qual o excesso de burocracia e regulação acarretam severas restrições à atividade empresarial, causando efeitos que são (ou deveriam ser) conhecidos de todos os brasileiros, como eliminação discricionária da concorrência, êxodo das mentes brilhantes e, finalmente, recessão econômica e aumento da pobreza, dentre tantos outros.
“Quem é John Galt?” é uma expressão que os personagens de “A Revolta de Atlas” utilizam para contestar uma pergunta que não desejam responder, quando são flagrados em suas próprias contradições. É como se, ao tentar evitar encarar a realidade, essa fosse deixar de existir e o personagem em questão fosse tranquilamente retornar a sua zona de conforto. Felizmente, não basta ignorar a realidade para que ela desapareça. Há perguntas que, como Ayn Rand demonstra em sua obra, não podem permanecer sem resposta. É preciso, afinal, responder “Quem Move o Mundo?”.
O 29º Fórum da Liberdade acontece no Centro de Eventos da PUCRS nos dias 11 e 12 de abril e contará com palestrantes com atuação em diversas áreas no Brasil e no mundo: Luis Alberto Lacalle (ex-presidente do Uruguai), Guilherme Fiuza (escritor e jornalista), Marcos Troyjo (codiretor do BRICLab da Universidade de Columbia, EUA), Stephen Hicks (filósofo, professor e diretor do Centro de Ética e Empreendedorismo), Salim Mattar (presidente do Conselho de Administração da Localiza), Yaron Brook (presidente e diretor-executivo do Ayn Rand Institute) e David Nott (presidente da Reason Foundation) são alguns dos nomes já confirmados.