Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2018
Muito procurado por artistas e celebridades brasileiras e até internacionais, João de Deus está no centro de um grande escândalo, depois da denúncia feita no programa “Conversa com Bial”, na qual quatro mulheres afirmaram ter sofrido abuso sexual por parte do médium. Dezenas de outras histórias vieram à tona desde então. As informações são do portal de notícias UOL.
Entre as personalidades que já passaram pela Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, Goiás, estão Xuxa, Giovanna Antonelli, Juliana Paes, Grazi Massafera, Camila Pitanga, Luciana Gimenez, Cissa Guimarães, Isabella Santoni, Paula Burlamaqui, Bárbara Paz, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Fábio Assunção, além da apresentadora Oprah Winfrey, que além de um atendimento o entrevistou, e da top model Naomi Campbell.
Até o momento poucos famosos se manifestaram sobre o caso, nenhum defendeu João de Deus.
Pedro Bial frisou que dez mulheres fizeram denúncias contra o médium, mas que somente quatro casos seriam mostrados. No estúdio, o jornalista recebeu a coreógrafa holandesa Zahira Nieleke Lous, que relatou o assédio sexual sofrido, e a americana Amy Biank, que esteve 45 vezes em Abadiânia e levou 1.500 pessoas ao lugar. Ela afirmou na entrevista ter visto João de Deus forçar uma mulher a fazer sexo oral nele.
Aos programas da Globo que exibiram as denúncias, a assessoria de imprensa informou que João de Deus rechaça as acusações. O advogado do médium, Alberto Toron, disse João está à disposição da Justiça para ser ouvido a qualquer momento.
Na segunda-feira (10), o Ministério Público de Goiás informou em entrevista coletiva que foi criada uma força-tarefa para investigar as denúncias.
Aguinaldo Silva
O primeiro a se manifestar sobre as denúncias contra João de Deus foi o autor de “O Sétimo Guardião”. Aguinaldo usou sua conta no Twitter para questionar o motivo de o acusado pelas mulheres ainda não estar preso. “Se fosse médico estava preso”, disse.
Alessandra Maestrini
A atriz usou seu perfil no Instagram para postar um vídeo onde demonstra sua indignação sobre o médium e diz que poderia ser uma vítima já que esteve na Casa Dom Inácio de Loyola.
“Horrorizada com essa história, até porque eu fui lá em um momento, assim como grande parte das pessoas que vai lá, de fragilidade, buscando esperança, então poderia ter sido comigo”, diz no vídeo, que teve cerca de 1.300 curtidas
Gloria Perez
Sem expressar sua opinião sobre as denúncias, a autora postou em seu perfil no Twitter uma imagem da chamada da notícia sobre as entrevistas no programa de Pedro Bial
Maria Cândida
A repórter e apresentadora que já passou pelo SBT, Record e Rede TV! apresenta atualmente o programa “Manhã Leve”, na TV Aparecida, escreveu na legenda da postagem que esteve em Abadiânia e provavelmente não sofreu abuso por ser uma pessoa conhecida. “Eu o conheci e provavelmente, porque trabalho na TV, não passei por isso. Horrível pensar no que se passava lá”.
Lívia Andrade
A apresentadora do “Fofocalizando”, do SBT, lembrou em sua postagem no Instagram sobre o caso que é muito perigoso endeusar pessoas. “Existem sim pessoas iluminadas com a luz de Deus, como também existem pessoas sombrias e monstruosas”.
Xuxa
A apresentadora Xuxa Meneghel usou sua conta no Instagram para se manifestar sobre o caso. Em vídeo, Xuxa afirmou que conheceu João de Deus durante uma gravação que não chegou a ir ao ar. Xuxa disse que gostou da experiência que teve conhecendo o médium e que por isso chegou a divulgar um documentário feito sobre ele mais tarde.
“Quero dizer para vocês que o conheci. Fui lá fazer uma gravação que não foi ao ar pela Rede Globo, mas tive um carinho especial por ele, gostei daquela pessoa que eu conheci lá. Infelizmente me enganei, e me enganei feio”, afirmou ela.
Xuxa afirmou que se sentia na obrigação de dizer que está envergonhada com sua posição anterior sobre o médium, uma vez que já tinha feito elogios a João de Deus em outras ocasiões, além de promover um documentário sobre sua vida.
“Vim pedir desculpas porque já divulguei o documentário dele, falei que era uma pessoa legal e tudo, então me sinto na obrigação de dizer que estou até um pouco envergonhada por tudo isso”, disse ela no vídeo.
A apresentadora terminou o vídeo apoiando as mulheres que fizeram acusações contra o médium e por fim fez um apelo às mulheres que ainda têm medo de denunciá-lo.
“Queria que vocês entendessem que essas pessoas não falaram no passado por vergonha, por medo, querendo esquecer tudo isso. Mas quero dizer a todas vocês, mulheres, que passaram por isso, que eu tô com vocês, tá. Sinto muito, muito mesmo, muito, de verdade.”
“Denunciem pessoas como essa e outras, que têm que pagar por isso”, concluiu.