Numa metáfora muito bem construída ao longo dos anos, dia 5 de junho é oficialmente a data em que o trabalhador brasileiro se dá conta de que trabalhou, até então, única e exclusivamente para pagar impostos. Essa abusiva carga tributária serve somente para sustentar um governo corrupto, ineficiente e extremamente inchado. São servidores públicos que não podem ser demitidos, empresas estatais ineficientes dando prejuízo, setor judiciário lento e aparelhado e uma classe política que age com um único interesse: manter-se no poder. E é justamente esse poder que lhes permite roubar os cofres públicos sem ser punidos. Devemos ainda considerar o sistema de previdência quebrado, que obriga o trabalhador a “contribuir” ao longo dos anos e rende menos do que a própria poupança. Tudo isso à custa do nosso dinheiro. Sim, o dinheiro é nosso. Nós trabalhamos por ele e temos o direito de decidir o que fazer com ele.
É diante desse cenário que devemos dizer basta. O cidadão não aguenta mais pagar tanto imposto. Ninguém quer pagar por esse Estado que nos suga e não dá absolutamente nada de bom em troca. O povo clama por liberdade.
Vivemos sob a falsa impressão de que o dinheiro dos nossos impostos vai para a saúde, educação e segurança dos cidadãos do país. Todos os políticos adoram vender essa ideia e, temos que admitir, são muito bons nisso. Bom, se isso é verdade, gostaria de convidá-lo a fazer a seguinte reflexão: quando você recorre ao setor público, você se sente seguro? Sente que seus filhos recebem uma educação de qualidade? Sente-se confiante em entregar a sua saúde ou a saúde de seus familiares ao SUS? Eu também não.
É impossível manter a carga tributária atual e ter uma economia próspera. O peso do enorme Estado brasileiro reflete-se nos preços dos nossos produtos e, como consequência, na qualidade de vida das pessoas.
Hoje, dia 5 de junho de 2018, às vésperas das eleições, é o dia de passar esta mensagem em alto e bom som: chega de tanto imposto.
Leonardo Salles, administrador de empresas e associado do IEE.