O quinto voo de repatriação da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou de Beirute, no Líbano, neste domingo (13), com 220 brasileiros e familiares a bordo – incluindo dez crianças de colo. Antes de seguir para Guarulhos (SP), onde deve pousar na manhã desta segunda-feira (14), a aeronave fez uma escala técnica em Portugal.
Com esse grupo, o governo federal já resgatou 1.105 pessoas e 13 animais de estimação durante a Operação Raízes do Cedro. Atualmente, o Líbano é palco de uma guerra entre Israel e o grupo extremista Hezbollah, que apoia os terroristas do Hamas. O conflito já deixou milhares de mortos.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou na semana passada que cerca de 7 mil brasileiros e parentes manifestaram interesse em retornar ao País. No entanto, apesar dos bombardeios no Líbano, o Itamaraty observou um aumento no número de brasileiros que desistiram de voltar para o seu país de origem na missão oficial. A quantidade de desistências ainda não foi divulgada.
A aeronave da FAB que resgatou esse último grupo de brasileiros deixou no país do Oriente Médio uma carga de donativos com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos, arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano.