Ícone do site Jornal O Sul

Judoca Rafaela Silva conquista primeira medalha de ouro do Brasil na Rio 2016

Rafaela Silva, medalha de ouro na Rio 2016. (foto: Alaor Filho/Exemplus/COB)

Judoca se emocionou no pódio (foto: Alaor Filho/Exemplus/COB)

Judoca se emocionou no pódio (foto: Alaor Filho/Exemplus/COB)

A judoca Rafaela Silva, de 24 anos, ganhou a medalha de ouro da categoria leve (até 57 kg). Ela superou todas as adversárias e garantiu o primeiro ouro para o Brasil. A atleta foi ovacionada pelo público.

Rafaela venceu a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo, na final do judô. Assim como quando conquistou o Mundial no Rio, em 2013, ela se ajoelhou no tatame e comemorou. Pulou para a arquibancada e foi comemorar com a família e amigos que assistiam à luta na Arena Carioca 2.

A brasileira aplicou um waza-ari pouco depois de um minuto de luta. A marcação do golpe exigiu a consulta ao vídeo por parte dos árbitros. No decorrer da luta, a brasileira conseguiu se livrar de um golpe perigoso da mongol. Aos poucos, ela conseguiu fugir das tentativas de ataque da adversária.

Atleta que nasceu na Cidade de Deus, no Rio, venceu Sumiya Dorjsuren (E), da Mongólia, na categoria até 57 kg (foto: Alaor Filho/Exemplus/COB)

Rafaela supera assim uma derrota traumática em Londres-12, quando foi eliminada na primeira luta. Após a queda, ela discutiu com torcedores na internet. Alguns fizeram ofensas racistas contra a judoca e ela quase abandonou o judô. É a segunda medalha brasileira na Rio-2016. Antes de Rafaela, Felipe Wu conquistou a prata no tiro esportivo.  (Folhapress)

Sair da versão mobile