Escolher o nome de um bebê que está chegando à família pode não ser uma tarefa fácil. Entre muitas opções – e muitas dúvidas –, há quem se inspire nas escolhas dos famosos, quem prefira nomes bíblicos e até mesmo quem queira homenagear pessoas especiais em suas vidas.
Os dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, que representa os cartórios de registro civil do País, mostram que até o dia 20 de dezembro, foram feitos quase 142 mil registros de nascimento no Brasil, e os documentos mostram quais nomes estão em alta entre os pais.
Em 2022, o nome Miguel foi registrado 28.260 vezes, permanecendo invicto na liderança do ranking há três anos. Já o nome Maria Alice foi o responsável por desbancar Helena na lista e é o mais escolhido entre as opções femininas, com 25.227 registros. Na vice-liderança do ranking geral, Gael foi escolhido para mais de 26 mil bebês, ultrapassando Arthur que foi para a quarta colocação.
Muitas coisas influenciam na escolha do nome de uma criança, mas o ranking acaba sendo inspirado por registros de filhos das novas personalidades nacionais, os influencers. Um exemplo, em comparação com 2021, é o nome Maria Alice, que é o mesmo da filha da influenciadora digital Virginia Fonseca, e ano passado ocupava o 13º lugar. Gael, filho da também influencer Zoo e do youtuber Christian Figueiredo, ocupava o 3º lugar no ranking. Esses foram os nomes que mais cresceram no último ano.
Segundo a associação, outra característica das escolhas mais registradas no país mostra que está crescendo a preferência dos brasileiros por nomes simples e bíblicos como Ravi, Noah, Theo, Liz, Eloa e “Isaac”, que simbolizam o novo gosto nacional e que embora ainda não estejam na lista dos 10 mais registrados, crescem ano a ano no ranking nacional dos 50 nomes mais escolhidos.
Os 20 nomes mais registrados em todo o País:
- Miguel (28.260 registros)
- Gael(26.465 registros)
- Maria Alice (25.227 registros)
- Arthur (24.540 registros)
- Helena (23.433 registros)
- Heitor (21.718 registros)
- Alice (21.383 registros)
- Theo (20.207 registros)
- Laura (17.825 registros)
- Davi (17.736 registros)
- Samuel (16.605 registros)
- Bernardo (16.485 registros)
- Gabriel (15.481 registros)
- Ravi (15.238 registros)
- João Miguel (14.457 registros)
- Noah (13.903 registros)
- Maria Cecilia (12.500 registros)
- Cecilia (12.252 registros)
- Maite (11.803 registros)
- Heloisa (11.368 registros)
Confira o significado de alguns dos nomes mais escolhidos pelas famílias em 2022:
— Miguel: É um nome que tem origem no hebraico “Mikhael”, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando uma pergunta retórica “quem é como Deus?”. No Antigo Testamento é citado como o Arcanjo que derrotou o diabo.
— Gael: O nome tem mais de uma versão para o seu significado. Algumas teorias acreditam que o nome teria surgido a partir do bretão, sendo traduzido como “belo e generoso”, “justo e abençoado”. Mas, outros estudos apontam que tem origem na Irlanda, porque esse foi o nome de uma tribo nativa.
— Ravi: Nome que vem crescendo nos registros de crianças brasileiras, com origem no sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia, significa “o Sol” ou “Deus do Sol”. Um outro significado, de origem francesa, significa “encantado” ou “arrebatador”.
— Maria Alice: É um nome composto que une um nome de origem hebraica, Maria que significa “senhora soberana”, “vidente”, “pura” e é também um nome bíblico. Alice é um nome de origem germânica, que significa “de nobre estirpe”, “de linhagem nobre”. Quando se junta os dois, pode-se interpretar que significa “senhora soberana de linhagem nobre”.
— Helena: Tem origem do grego heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”. Helena é filha de Zeus, ela é bastante mencionada em histórias da mitologia grega, e tem o título de “mulher mais bonita do mundo”.
— Laura: É o feminino de “Lauro” e tem origem no substantivo latim laurus, que significa “loureiro”. O louro simbolizava vitória, triunfo e imortalidade na antiguidade. Na Grécia antiga, era oferecido ao Deus Apolo e era utilizado na confecção das coroas dadas como prêmio aos atletas e heróis nacionais, como símbolo de vitória. Portanto, Laura significa “vitoriosa” ou “gloriosa”.