Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de julho de 2021
Governo do país africano disse que tomou a decisão para preservar a saúde dos atletas em um momento de alta nos casos de Covid-19 na capital do Japão
Foto: ReproduçãoA delegação da Guiné não vai mais participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, informou nesta quarta-feira (21) o ministro do Esporte do país africano, segundo a agência France Presse.
As autoridades locais dizem que tomaram a decisão para preservar a saúde dos atletas em meio à pandemia do coronavírus — em um momento de casos registrados em atletas.
“Devido ao recrudescimento das variantes da Covid-19, o governo, preocupado em proteger a saúde dos esportistas guineanos, decidiu com pesar pela anulação da participação de Guiné”, escreveu o ministro Sanoussy Bantama Sow.
Com isso, a Guiné é o segundo país entre os mais de 200 a desistir da participação na Olimpíada de Tóquio. Também citando preocupações com a Covid-19, a Coreia do Norte anunciou em abril que não levará atletas ao Japão.
As autoridades de Samoa também decidiram que nenhum atleta viajará do país, na Oceania, para a sede olímpica, mas atletas que vivam em outros países poderão competir.
Guiné deveria levar a Tóquio cinco atletas: na luta livre, no judô, no atletismo e dois na natação. O país, em sua história, jamais conquistou uma medalha em Jogos Olímpicos.