Quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Receita Estadual simplifica emissão de documentos fiscais para transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Medida permite a geração de um único CT-e Simplificado para cargas com mais de um destinatário

Foto: Enecob/e-latino/Divulgação
Medida permite a geração de um único CT-e Simplificado para cargas com mais de um destinatário. (Foto: Enecob/e-latino/Divulgação)

A Sefaz (Secretaria da Fazenda), por meio da Receita Estadual, anunciou nesta semana uma nova medida para simplificar o transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul.

Regulamentada pelo Decreto 57.806/2024, a iniciativa permite que transportadoras emitam apenas um Conhecimento de Transporte Eletrônico Simplificado (CT-e Simplificado), documento utilizado para registrar operações de transporte de cargas, nos deslocamentos em que haja múltiplos destinatários. Antes, era necessário gerar um documento fiscal para cada destino.

A simplificação abrange o transporte intermunicipal e interestadual de mercadorias que tenham mais de dois destinatários e estejam cobertas por Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Para usufruir da medida, o transporte deve começar e terminar dentro do mesmo Estado e a tributação deve ser uniforme para todas as operações, inclusive quanto aos percentuais de redução da base de cálculo e diferimento.

Com a mudança, a Receita Estadual avança na simplificação tributária do setor de transporte de cargas, reduzindo a necessidade de emissão de vários documentos fiscais. A medida agiliza o processo, diminui a burocracia e diminui os custos operacionais relacionados à emissão de CT-es.

“Essa medida facilita a gestão do transporte de mercadorias, especialmente para empresas que lidam com diversos remetentes ou destinatários, o que torna mais simples o controle da documentação fiscal. Além disso, ao unificar o documento fiscal para várias operações, o acompanhamento e a fiscalização por parte da administração tributária também se tornam mais eficientes”, analisa o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Edison Franchi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Chuva forte causa estragos no Sul do Estado
https://www.osul.com.br/receita-estadual-simplifica-emissao-de-documentos-fiscais-para-transporte-de-mercadorias-no-rio-grande-do-sul/ Receita Estadual simplifica emissão de documentos fiscais para transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul 2024-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar