Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de junho de 2022
O segundo lote de restituição será pago em 30 de junho a 4,25 milhões de contribuintes
Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilA Receita Federal abriu, nesta quinta-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2022, ano-base 2021.
Ao todo, 4,25 milhões de contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Os recursos serão depositados nas contas dos contribuintes no dia 30 deste mês.
A Receita também liberou nesta quinta a consulta aos chamados lotes residuais do IRPF, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas depois acertaram as contas com o Fisco.
As consultas podem ser feitas no site da Receita e no aplicativo do órgão para tablets e smartphones.
Malha fina
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para acessar o extrato, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita.
As restituições de declarações que apresentam inconsistências são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão ou após o contribuinte apresentar comprovação de que a sua declaração está correta.