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A Receita Federal deposita na conta dos contribuintes o dinheiro da restituição do último lote do Imposto de Renda deste ano

Superintendente listou principais motivos que levam contribuintes à malha fina. (Foto: Reprodução)

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) o sétimo e último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2017, ano-base 2016. O lote contempla cerca de 1,9 milhão de contribuintes, que recebem R$ 2,88 bilhões, no total. A Receita também paga R$ 231,4 milhões a 141,4 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina.

Considerando os lotes residuais e o pagamento do ano-base 2016, o total desembolsado com as restituições chega a R$ 3,11 bilhões para mais de 2 milhões de contribuintes. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones. As restituições têm correção de 6,19% para o lote de 2017, a 100,48% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (os juros básicos da economia) acumulada entre a data de entrega da declaração até agora.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Quem não recebeu a restituição e está fora do lote de dezembro caiu na malha fina. Nesse caso, os contribuintes devem consultar o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) para descobrir a irregularidade, erro ou omissão que impede o ressarcimento. Segundo o Fisco, 747 mil declarações do IRPF 2017 ficaram retidas por causa de inconsistências nas informações prestadas. A quantidade corresponde a 2,46% do total de 30.433.157 documentos entregues neste ano.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato de processamento. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita produziu um vídeo com instruções.

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