A violoncelista Milene Aliverti é a atração do MultiMúsica desta quarta-feira (25), às 19h30, na Sala da Música do Multipalco (Praça Marechal Deodoro, s/nº). A entrada é franca e os ingressos gratuitos já estão disponíveis na bilheteria do Theatro São Pedro.
O recital traz em seu programa uma viagem no tempo e no espaço. A proposta é começar no período barroco, com a quinta suíte, de J.S. Bach, para violoncelo solo. De acordo com Milene, esta suíte é bastante introspectiva e densa, e traz muita maturidade em sua escrita polifônica. Depois, ela volta ao século 20, quando faz uma peça totalmente distinta em forma e estilo, seguindo com Gyorgy Ligeti, compositor austro-húngaro, em uma sonata em dois movimentos, diálogo e capricho, feita após a Segunda Guerra Mundial.
“Após esta peça de cunho um tanto quanto dramática, trocaremos de estilo novamente e veremos alguns prelúdios diferentes escritos em distintas linguagens. Farei quatro prelúdios dos compositores S. Maynez, E. Bloch, D. Cervo e G. Cassadó. Finalizo de maneira peculiar tocando uma peça virtuosística, o “Concertetuden n° 4”, de Mikail Bucknik – compositor russo nascido em 1872, por coincidência o mesmo ano em que meu cello nasceu”, explica a musicista.