Cattani criou esta máscara e a chamou de “Fantasma da Ópera". Belas fantasias e enredos de escolas de samba tiveram sua assinatura. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Gasparotto
“Eu ontem sonhei com você, Recordar é viver, Eu ontem sonhei com você. Eu sonhei, Meu grande amor, Que você foi embora, E nunca mais voltou, meu amor.”
Ao se iniciar o tempo de Cinzas, restam muitas lembranças coloridas dos carnavais. Por isso, um bom momento para relembrar dois queridos amigos de alma e sensibilidade grandemente vinculadas às festividades de Momo. Afinal, como diz a marchinha, “Recordar é Viver”, de autoria de Aldacir Marins e Macedo, uma das mais cantadas do carnaval de 1955.
Relembro a maravilhosa Gilda Marinho, que adorava carnaval desde a infância – e vibrou em todos no decorrer da sua existência – e o designer Dirson Cattani, que criou inúmeras fantasias e máscaras como estas das fotos. Uma delas, produção muito especial, foi batizada pelo designer com o título “Fantasma da Ópera”. As demais mostram outro tanto da criatividade do artista e sua equipe, que teve atuações inesquecíveis, especialmente para a Academia de Samba Praiana. A escola revolucionou o carnaval de Porto Alegre na década de 1960, período de especial atuação de Cattani com o grupo, sendo a primeira a desfilar com alas, fantasias e alegorias, ao estilo do carnaval do Rio de Janeiro.
A equipe de produção das fotos feitas por Lenara Petenuzzo escolheu um suporte incomum para sustentar as máscaras. Trata-se da reprodução de mão, trabalho de artista, inspirada nos gestos de Gilda Marinho, e igualmente foram acrescidas joias que fizeram parte da coleção da jornalista.
Algumas das máscaras criadas por Cattani, fotografadas num expositor criado por outro artista que lembrava os gestos da jornalista Gilda Marinho, a quem pertenceram as joias que aparecem na foto. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Máscaras vermelha e marrom com lantejoulas douradas e pedrarias. Ao fundo, tecidos nas cores vermelho e verde. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Máscaras branca e bege trabalhadas com lantejoulas douradas e verdes, dispostas sobre tecido verde. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Máscaras negras recobertas com lantejoulas rosa e verde, em contraste com o fundo vermelho e verde. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
O original suporte inspirado nos gestos da jornalista Gilda Marinho, a quem pertenceram as joias que completam o conjunto, apresenta máscaras trabalhadas com lantejoulas rosa e verde. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)