Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 22 de novembro de 2016
O índice de rejeição de vistos dos EUA para turistas brasileiros deve ficar em pouco mais de 15% neste ano, quase o triplo de 2015 (5,36%) e o quíntuplo (3,2%) de 2014, segundo dados obtidos pelo jornal Folha de S.Paulo. Os números oficiais serão apresentados na segunda-feira (28).
A crise econômica do Brasil e a percepção de que um número maior de brasileiros pretende emigrar ilegalmente seriam os motivos para a alta das recusas. A embaixada norte-americana não quis comentar as informações obtidas pela reportagem.
Na União Europeia, houve aumento de 41% no número de brasileiros barrados nas fronteiras no segundo trimestre deste ano – 945 ante 669 no mesmo trimestre de 2015, segundo relatório divulgado pela Frontex.
Um relatório do Itamaraty publicado na segunda-feira (21) critica a proposta de prorrogar a isenção unilateral de vistos para turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos, que valeu de 1º de junho a 18 de setembro deste ano, por causa da Olimpíada.
Um dos motivos da oposição do ministério à proposta é a alta da recusa de vistos por parte dos americanos e o provável endurecimento da política migratória no governo de Donald Trump. Na visão do Itamaraty, não faz sentido isentar americanos de visto no exato momento em que eles barram um número crescente de brasileiros. (Folhapress)