Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
O XI Congresso de Tráfego e Acidente /Gramado que iniciou na quinta (10), contou com cerimonia de abertura oficial, na qual foram homenageadas entidades e profissionais.
Na manhã desta sexta-feira (11), o evento iniciou com o painel “O Papel da Mídia na Redução da Acidentalidade no Trânsito, que contou com a participação de representantes dos principais grupos de comunicação do Estado
O presidente do XI Congresso da Abramet, Dr. Juarez Monteiro Molinari foi o moderador do encontro e destacou que a mídia, considerada “o quarto poder” pela sua capacidade de influenciar a opinião pública e moldar comportamentos, tem papel fundamental no esforço conjunto da sociedade e do governo para a redução da violência no trânsito.
Pela Rede Pampa, participou o comunicador Gustavo Vitorino, que explanou o trabalho realizado pela Rede para informar, educar e reduzir os índices de acidentes nas estradas, destacando a programação jornalística baseada na informação e opinião da Rede Pampa e conclamou “é hora de se conscientizar com atos e atitudes”.
Finalizando o painel, Fábio Behrend lançou o desafio de uma campanha conjunta com todas as redes para conscientizar e educar a população para trânsito. A atitude foi bastante aplaudida pelo público que lotou o auditório Érico Veríssimo, do Wish Serrano Resort, em Gramado/RS, local do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego.
Hoje ainda serão apresentados e debatidos os seguintes temas: acidentes nas estradas – as limitações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com a participação do Dr Rodrigo Caselli Belem do Conselho Federal de Medicina; acidentalidade no Trânsito – educação, formação e mudança cultura, com a participação de Diza Gonzaga, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga/Vida Urgente; álcool e acidentes de trânsito/o Brasil tem solução? com autoridades políticas; diretrizes atuais da America Heart Association para ressuscitação cardiopulmonar no atendimento pré- hospitalar, com Antônio Jorge Salomão, secretário geral da Associação Médica Brasileira (AMB); mastectologia e adaptações veiculares, com a presidente do Instituto da Mama (IMAMA) Dra. Maira Caleffi; álcool e direção veicular, com o psiquiatra Flavio Pechansky; ações concretas para o combate a impunidade e a violência do trânsito, com representantes do Detran, Denatran, AND e deputados; e, para encerrar campanhas destinadas a conscientização da população quanto a prevenção dos acidentes de trânsito.