Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de agosto de 2021
Renato Portaluppi e Grêmio se enfrentarão pela 7ª vez na história
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Andrei Severo * | 23 de agosto de 2021
Nesta quarta-feira (25), a partida de ida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Flamengo marcará um reencontro importante. Será a primeira vez que Renato Portaluppi e o tricolor gaúcho se enfrentarão desde a saída do ídolo e ex-técnico gremista do clube gaúcho.
Nos últimos cinco anos, Renato comandou o tricolor por quatro anos e meio. Em sua terceira passagem, o treinador foi o responsável por quebrar o jejum de 15 anos sem títulos ao vencer a Copa do Brasil de 2016, e conquistar o Tri da América, em 2017. Foram sete conquistas ao todo contando com três estaduais (2018, 2019 e 2020), Recopa Sul-Americana (2018) e Recopa Gaúcha (2019).
O saldo do confronto entre Renato Portaluppi comandando outros times contra o Grêmio é equilibrado. Curiosamente, em todos os embates o treinador estava na casamata de um clube carioca. Desta vez, dirigindo o Flamengo, a história se repetirá. São seis confrontos ao todo, com duas vitórias para o treinador, dois empates e outras duas vitórias para o tricolor gaúcho. Contudo, o técnico não vence seu clube do coração há quatro partidas.
Projetando a partida desta quarta-feira, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr. exaltou o reencontro: “O Renato sempre vai ser lembrado como um ídolo, mas nesse momento estamos em lados opostos. Sempre haverá um respeito recíproco, mas cada um vai buscar seu resultado”.
Renato, por sua vez, declarou seu amor ao antigo clube: “É difícil falar. É um sentimento estranho pois eu me criei dentro do clube, ajudei a conquistar títulos como jogador e treinador. Até três meses atrás estive lá durante quase cinco anos, então o torcedor sabe que tenho um carinho muito grande por eles, todos sabem que sou gremista. Gosto muito do grupo que está lá, mas acima de tudo sou profissional. Quarta-feira vamos jogar contra o Grêmio e vamos buscar o resultado que nos interessa”.
A última vez que o duelo ocorreu foi no dia 08 de junho de 2008. Há um pouco mais de 13 anos atrás, o Grêmio batia o Fluminense por 2 a 1, ainda no estádio Olímpico, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, Perea balançou as redes duas para os gaúchos e Dodô diminuiu para os cariocas.
Confira os demais confrontos entre Grêmio x Renato Portaluppi:
* Por supervisão de: Marjana Vargas