As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, estão em ritmo avançado, segundo o Piratini. Na próxima segunda-feira (11), terão início os serviços de intervenção na pista de pousos e decolagens. O espaço será reconstruído, com melhorias no sistema de drenagem e a implantação de faixas e áreas de segurança nas cabeceiras.
Em razão dessa nova etapa das obras, o aeroporto ficará interditado por 120 dias a partir da próxima segunda. Após esse período, as operações serão retomadas com a utilização de novos aparelhos que darão mais segurança aos voos.
Além das intervenções na pista, o cronograma das obras prevê reformas no pátio das aeronaves e um novo terminal de passageiros com edificações acessórias.
Também será implantado um sistema de balizamento luminoso, com equipamentos para auxiliar a navegação área, permitindo operação por instrumentos. O investimento total é de R$ 45 milhões, oriundos de recursos da Secretaria Nacional de Aviação Civil e contrapartida do governo do Estado.
O consórcio Traçado-Engelétrica tem até novembro para finalizar os trabalhos. Com o aeroporto ampliado, a estimativa é de que cerca de 300 mil passageiros sejam atendidos por ano até 2030, com a possibilidade de operação de aeronaves de grande porte.