O número de mortos por meningite no Estado é de ao menos nove desde o início do ano. Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi decretada situação de emergência.
A prefeitura do município também decidiu pela suspensão das aulas na rede municipal de ensino fundamental, que atende nove mil alunos em 21 estabelecimentos, até o dia 17. Dois óbitos foram registrados no bairro Jardim Betânia.
Vacinação
Durante este sábado (11), será realizada na cidade campanha de vacinação na região onde concentra-se o surto da moléstia. A Ordem dos Advogados do Brasil propôs liminar obrigando a prefeitura a imunizar toda a população até 20 anos, porém a Justiça gaúcha adiou para este domingo (12) a liminar restringindo a ação ao bairro Jardim Betânia, onde foram registrados os casos e as duas mortes. Os antídotos contemplam moradores do bairro com idade entre 0 e 19 anos.
A vacinação acontecerá das 9h às 16h deste sábado e contará com cerca de 200 servidores da prefeitura e do Estado. Na quinta-feira, foi iniciado treinamento com técnicos do CEVS (Centro Estadual de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde para preparar a operação de imunização. A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha lembra as famílias que reforcem a lavagem das mãos e evitem o compartilhamento de copos, talheres e objetos de uso pessoal.
Óbitos
Faleceu na última terça-feira (07) um aluno de 8 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alzira Silveira Araújo, em Cachoeirinha, com diagnóstico de infecção generalizada do tipo C. Na sexta-feira (03), outra estudante, com 12 anos, evoluiu para óbito com o mesmo diagnóstico, segundo o CEVS. O nono caso de morte por meningite no Estado foi registrado em Dom Feliciano. Na noite dessa sexta-feira (10), São Leopoldo confirmou duas vítimas de meningite pneumocócica, causada por uma bactéria, porém a SES (Secretaria Estadual da Saúde) não ratificou seus dados. A vítima era uma jovem de 17 anos. Em janeiro, houve uma morte pelo tipo viral da moléstia em Canoas, na Região Metropolitana da capital gaúcha. São 39 os registros de meningite no RS, conforme dados da SES.
Processos
O prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, e o procurador-geral do município, Charlante Stuart, decidiram entrar com queixa-crime contra quem está divulgando falsas mortes, boatos e informações incorretas em redes sociais. As pessoas foram identificadas e serão denunciadas por crime contra a saúde pública. Em Alvorada, as aulas de uma escola municipal foram canceladas nessa sexta-feira devido à confirmação de um registro da doença. As atividades serão retomadas nesta segunda-feira (13). O caso trata-se do tipo viral – o mais comum e menos perigoso.