A prefeitura de Porto Alegre cadastrou, até a manhã da última sexta-feira (24), mais de 41 mil pessoas afetadas pelas enchentes na cidade. O levantamento é feito através do Registro Unificado, disponível à população por meio de uma plataforma online, em cinco espaços físicos e nos abrigos provisórios localizados em diversas regiões da capital.
O principal objetivo do Registro Unificado é determinar quantas famílias foram impactadas pelas cheias do Guaíba, iniciadas em 2 de maio, e onde residem. A base de dados será utilizada para a definição de políticas públicas nas áreas de habitação, saúde, assistência social e renda, etc.
“O Registro Unificado também será útil à medida em que surgirem novos programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal. Um exemplo é o Auxílio Reconstrução, anunciado pela União, que já terá acesso a esta base de dados”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Social interino, Jorge Brasil.
Critérios
A diferença entre o Registro Unificado e CadÚnico é o público-alvo. O primeiro quer alcançar todos os afetados pela enchente, independentemente da renda familiar; o segundo é indicado para os núcleos que recebem até meio salário mínimo per capita, ou que desejam acessar programas sociais, como o Bolsa-Família.
Quem está na base de dados do CadÚnico e reside nas áreas que foram alagadas em Porto Alegre também deve efetuar o Registro Unificado. São exemplos de programas que utilizam o CadÚnico para a distribuição de recursos o Volta por Cima e o SOS Rio Grande do Sul, administrados pelo governo estadual.
* Onde fazer o Registro Unificado
Preferencialmente, via plataforma online. Há, ainda, cinco locais físicos, abertos de segunda a sexta-feira (exceto feriados):
* Das 8h30 às 17h:
– Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude – rua Marta Costa Franzen, 101;
– Casa dos Conselhos – avenida João Pessoa, 1110, esquina com a Venâncio Aires;
– Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião, 5250, bairro Agronomia;
– Terminal Triângulo – avenida Assis Brasil, 4320.
* Das 9h às 17h:
– Departamento Municipal de Habitação (Demhab) – avenida Princesa Isabel, 1115.
* Onde fazer ou atualizar o CadÚnico
Nos postos descentralizados da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).