Ícone do site Jornal O Sul

Reindustrialização é caminho para RS voltar a crescer

Rodrigo Luzardo e Mateus Bandeira. (Crédito: Ahlex Saldanha).

Retomar o crescimento do Rio Grande do Sul através da reindustrialização, colocando o Estado na rota do desenvolvimento novamente! Essa foi uma das propostas apresentadas pelo empresário Rodrigo Luzardo, durante o lançamento oficial da sua candidatura a deputado estadual pelo Novo, na última semana.

Segundo Luzardo, é necessário trabalhar maciçamente pela desburocratização dos processos. “Para se instalar no Estado, uma empresa encontra diversos entraves, principalmente os ligados à legislação ambiental. Isso torna a instalação de um novo empreendimento quase que uma via sacra, podendo levar até dois anos para que se obtenha as licenças iniciais de projeto e operação”, informa.

Para que esse tipo de entrave termine, já elaborou uma proposta, em conjunto com o candidato a governador Mateus Bandeira, para a criação de um órgão que trate com maior celeridade os novos empreendimentos, tendo como prioridade o prazo máximo de 30 dias para deferimento de instalação.

O candidato aponta, ainda, que o Rio Grande do Sul está fora do eixo mais industrializado e do maior mercado consumidor do Brasil, e isso deve ser observado como atenção. “Uma das minhas metas é criar um subsidio no valor do combustível para as empresas, possibilitando o escoamento da produção”, explica, e completa: “Isso também passará a ser um atrativo para novos investidores que desejarem se instalar em solo gaúcho”.

Na mesma linha da desburocratização, Luzardo defende a redução ou, até mesmo, zerar o tributo sobre o consumo de energia elétrica para a indústria. “Aproximadamente 30% da conta é referente ao ICMS. Esse é um fator que aumenta consideravelmente o custo da produção”.

Luzardo destaca, ainda, a dificuldade encontrada pelo empresário que precisa renovar o seu parque industrial. “O valor pago em impostos sobre novos equipamentos é de quase 18%, sendo que a apropriação dos tributos se dá, somente, cinco anos após o pagamento. Indústria é inovação! Para inovar é preciso estar atualizado tecnologicamente. O empresário gaúcho não recebe nenhum incentivo para isso, o que traria qualidade, produtividade e competitividade aos produtos gaúchos frente a indústrias instaladas em outros estados”.

A experiência de quem atuou por 25 anos em indústrias de pequeno, médio e grande porte motivaram Rodrigo Luzardo a entrar na política. “O País vive um momento muito difícil. Só no Rio Grande do Sul, segundo o IBGE, duas mil indústrias gaúchas e 8 mil estabelecimentos comerciais fecharam em 2017. São 500 mil postos de trabalho encerrados nestes setores. É preciso ter muita coragem para empreender no Brasil. Por isso, é preciso incentivar através de ações reais ao invés de burocratizar a vida de quem faz a economia do Estado andar, de quem gera emprego e promove a qualidade de vida de milhares de famílias”, finaliza.

O lançamento de candidatura de Rodrigo Luzardo aconteceu no tradicional “Boteco do Irineu”, em Porto Alegre. Entre os presentes estavam o candidato a governador Mateus Bandeira e seu vice Brunno Miragem, os candidatos a deputado federal Marcel Van Hattem e Bruno Messina, além de outros integrantes do partido Novo.

Sair da versão mobile