O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para as pessoas que chegam ao território britânico a partir da França e da Holanda, após um aumento dos casos de Covid-19 nesses dois países. Outras nações também entraram na lista.
“Os dados nos mostram que devemos incluir França, Holanda, Mônaco, Malta, Turks e Caicos e Aruba em nossa lista”, informou o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps.
“Se você chegar ao Reino Unido após as 3h de sábado [0h, em Brasília], terá que se manter em isolamento por 14 dias”, acrescentou.
A medida pode afetar um grande número de britânicos – cerca de 500 mil – que costumam viajar para a França durante o verão. Londres havia, inicialmente, imposto a quarentena de duas semanas a todos vindos do exterior para o solo britânico, mas, depois, reduziu essas restrições, especialmente para seus vizinhos europeus.
Porém, no fim de julho, decidiu restabelecer a quarentena obrigatória para todos os que chegam da Espanha, medida que surpreendeu tanto as companhias aéreas quanto as agências de viagens. Autoridades britânicas também impuseram esse isolamento, na semana passada, a todos os viajantes de Bélgica, Andorra e Bahamas.
Com cerca de 41 mil óbitos, o Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortes causadas pela pandemia.