Ícone do site Jornal O Sul

Reino Unido libera pacote de 26 bilhões de dólares para empresas afetadas por “tarifaço” americano

Estados Unidos impuseram tarifas de 25% sobre importações de aço, alumínio e veículos. (Foto: Reprodução)

O Reino Unido anunciou, nesse domingo (13), um pacote de ajuda de 20 bilhões de libras (cerca de US$ 26 bilhões) para as empresas do país, em uma tentativa de amortecer o impacto da guerra comercial desencadeada pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

O novo pacote permitirá que o órgão público UK Export Finance “amplie seu apoio” às empresas britânicas, informou um comunicado do Ministério das Finanças, que especifica que o valor total do fundo é de 80 bilhões de libras.

“Milhares de empresas devem se beneficiar dessa iniciativa, incluindo aquelas diretamente afetadas pelas tarifas, como marcas britânicas emblemáticas, como a Rolls-Royce”, acrescentou o comunicado.

“O mundo está mudando, por isso é mais importante do que nunca apoiar nossas empresas de renome mundial”, declarou a ministra das Finanças, Rachel Reeves, citada no comunicado.

Os Estados Unidos impuseram tarifas de 25% sobre importações de aço, alumínio e veículos. Além disso, foi acrescentada uma tarifa universal de 10%.

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ofereceu uma breve trégua a cerca de 60 parceiros comerciais, propondo uma “pausa” de 90 dias na aplicação das novas tarifas recíprocas (as que ficaram acima dos 10% da tarifa básica).

Sair da versão mobile