Ícone do site Jornal O Sul

Relação municipal de medicamentos essenciais de Porto Alegre é atualizada

Na lista constam 165 medicamentos, dos quais 87 básicos, 18 antibióticos, 26 controlados e 34 para programas específicos. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), que reúne informações e locais onde os medicamentos estão disponíveis para acesso das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde na Capital. Inclui normas específicas para dispensação de medicamentos, priorizando o uso racional e a disponibilidade para a população.

Na lista constam 165 medicamentos, dos quais 87 básicos, 18 antibióticos, 26 controlados e 34 para programas específicos, como tratamento da sífilis, tuberculose ou influenza. Para ter acesso aos medicamentos que constam na Remume, o cidadão deverá residir no município, apresentar documento de identificação com foto, receita médica válida em duas vias e preferencialmente Cartão SUS.

Retirada

A retirada pode ser feita na unidade de saúde ou na farmácia distrital, conforme a disponibilidade de cada medicamento. A pessoa também pode consultar o site na sessão Onde está seu medicamento antes de sair de casa.

Mais facilidade e controle

Agora, o comprovante de retirada de medicamentos é gerado e entregue ao usuário, além de ser enviado por e-mail, permitindo melhor acompanhamento do que foi prescrito pelo médico. Para tanto, as pessoas devem cadastrar um endereço de e-mail que fique de referência no momento da dispensação.

“No contexto de famílias com pessoas idosas, por exemplo, isso facilita bastante o acompanhamento”, avalia o coordenador de Assistência Farmacêutica da SMS, Leonel Almeida. No comprovante, irá constar a data da próxima retirada de medicamentos.

Acesse a Remume 2023.

Sair da versão mobile