Estão remarcadas para terça-feira (12) as ações de bloqueio de transmissão da dengue nos bairros Bom Jesus e Ipanema, previstas para esta segunda-feira (11), e que foram canceladas em função do mau tempo. As duas operações acontecem por causa da confirmação de dois casos autóctones (contraídos no município) nos dois bairros. Com essas confirmações, sobre para 44 o número de casos da doença na Capital neste ano, sendo 12 autóctones e 32 importados. Para diminuir a possibilidade de transmissão viral, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) vai aplicar inseticida em trechos de ruas do Bom Jesus a partir das 9h30. A ação em Ipanema será no turno da tarde, a partir das 14h30. Chuva poderá causar novo adiamento das ações.
Além das ações de bloqueio de transmissão da doença, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão fazer visitas domiciliares no bairro Bom Jesus e no Jardim Botânico (onde foi confirmado caso autóctone no início da semana), visando à identificação, tratamento e eliminação de criadouros de mosquitos transmissores da dengue. Nessas visitas os agentes também fazem busca ativa de casos, conversando com os moradores sobre a existência de pessoas com sintomas da doença que não tenham sido atendidos em serviços de saúde. As visitas começarão a ser feitas na segunda-feira no turno da tarde nos dois bairros.
Em Ipanema, são registrados mais doentes com dengue em 2015. O bairro tem confirmados sete casos, sendo seis autóctones, contraídos no próprio bairro, e um importado. Outros seis bairros registraram infecção autóctone, todos com um caso: Jardim Botânico, São Geraldo (paciente residente no bairro Rubem Berta), Bom Jesus, Nonoai, São José e Floresta.