O Paris Saint-Germain (PSG) anunciou que Neymar será submetido a uma cirurgia no tornozelo direito devido a uma entorse que sofreu no dia 20 de fevereiro em partida contra o Lille pelo Campeonato Francês. O atacante sofreu com o mesmo problema durante a Copa do Mundo no fim do ano passado e desfalcou a Seleção Brasileira por dois jogos. As lesões recorrentes fizeram o PSG optar pela cirurgia chamada de reparação ligamentar.
Segundo a equipe médica, o prazo estimado de recuperação é de três a quatro meses fora de campo, ou seja, mesmo se a previsão de recuperação foi a mais otimista possível, é improvável que o brasileiro jogue nesta temporada europeia.
“A equipe médica do Paris Saint-Germain recomendou uma operação de reparação ligamentar, a fim de evitar um grande risco de recorrência. Todos os especialistas consultados confirmaram essa necessidade”, disse o time em nota oficial.
– O que é reparação ligamentar? A cirurgia é feita quando há a necessidade de reparação e/ou substituição de algum ligamento que foi danificado no corpo. Como dito acima, Neymar sofreu algumas entorses nos últimos meses, que são rupturas ou estiramentos dolorosos de um dos ligamentos. Os ligamentos são faixas de tecido curtas e resistentes, que seguram seus ossos nas articulações.
Uma entorse é leve, moderada ou grave, conforme o ligamento estiver distendido, parcialmente rompido ou completamente rompido. Podendo causar dor, inchaço e inflamação no local. Elas também podem levar de 2 a 3 dias para tratar em entorses de menor gravidade, ou meses se for de risco extremo. Podendo ser feito a cirurgia de reparação ligamentar.
– Como a cirurgia é realizada? O ortopedista, profissional mais adequado para avaliar e realizar a cirurgia faz uma artroscopia, procedimento em que equipamentos de imagem são introduzidos no local da lesão através de finas mangueiras. Depois de observar o estado das estruturas, o profissional dá início à remoção do ligamento antigo e fixação das estruturas substitutas.
Para substituir o ligamento rompido, pode-se usar tendões encontrados em outras partes do corpo do paciente ou materiais sintéticos. Estima-se que uma cirurgia para reparação de ligamentos dure, no mínimo uma hora.
– Pós-operatório: Depois de operado, o paciente precisará cumprir uma série de cronogramas de fisioterapia, além de um tratamento medicamentoso prescrito pelo médico ortopedista responsável, se for necessário. Os profissionais afirmam que uma reabilitação completa de uma cirurgia para reparação de ligamentos dura entre 3 meses e 2 anos.
O que vai determinar o tempo de duração da recuperação é a idade do paciente e o local afetado pela lesão, onde ocorreu a cirurgia. Porém, a fisioterapia faz toda a diferença nessa etapa podendo encurtar o processo de recuperação para no máximo seis meses. As informações são do jornal O Globo.