Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo REPERCUSSÃO: líderes mundiais lamentam mortes na França

Compartilhe esta notícia:

No Twiter, o presidente interino Michel Temer lamentou o ataque em Nice. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, na França.

No Twitter, o ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D’Azur, Christian Estrosi, diz que há mais de 70 mortos. Ele pede que as pessoas não saiam de suas casas.

Veja a repercussão do incidente:

Anne Hidalgo, prefeita de Paris
“Em nome dos parisienses, todo o nosso apoio mais fraternal ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas.”

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu
“Trágico paradoxo que o alvo do ataque em Nice foi o povo celebrando a liberdade, a igualdade e a fraternidade.”

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
“Em nome do povo americano, eu condeno nos termos mais fortes o que aparenta ser um horrível atentado terrorista em Nice, França, que matou e feriu dezenas de civis inocentes. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e outros entes queridos dos que foram mortos, e desejamos uma total recuperação para os muitos feridos. Eu orientei minha equipe para estar em contato com as autoridades francesas, e oferecemos toda assistência de que eles possam precisar para investigar esse ataque e trazer os responsáveis à justiça. Nós nos colocamos em solidariedade e parceria com a França, nosso aliado mais antigo, enquanto eles reagem e se recuperam deste ataque.
Neste Dia da Bastilha, nós nos lembramos da extraordinária resiliência e dos valores democráticos que fizeram da França uma inspiração para todo o mundo, e sabemos que o caráter da República Francesa vai perdurar muito depois dessa devastadora e trágica perda de vidas.”

Michel Temer, presidente em exercício do Brasil
“É lamentável que no dia que eternizou a fraternidade como lema do povo francês, um atentado destrua a vida de tantos cidadãos.”

Donald Trump, provável candidato republicano na eleição dos EUA
“Mais um ataque horrível, dessa vez em Nice, França. Muitos mortos e feridos. Quando aprenderemos? Isso só está ficando pior. (…) Por causa do horrível ataque em Nice, França, adiei a entrevista coletiva de amanhã sobre o anúncio do meu candidato à vice-presidência.”

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
“Os canadenses estão chocados com o ataque desta noite em Nice. Nossa compaixão está com as vítimas, e nossa solidariedade, com o povo francês.”

Mariano Rajoy, presidente em exercício do governo da Espanha
“Comovido com as notícias que nos chegam desde Nice e que sigo com preocupação. Meus pêsames pelas vítimas a todo o povo francês.”

Juan Carlos Varela, presidente do Panamá
“Nossas condolências e solidariedade com o povo e o governo francês por esses fatos ocorridos em Nice, condenamos estes atos violentos.”

Polícia de Orlando (Flórida)
“Nossos corações estão partidos pelo povo da França, uma vez mais. O Departamento de Polícia de Orlando está ao seu lado e de luto com vocês.”

Pânico durante os fogos
O atropelamento aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). De acordo com a BBC, o veículo teria percorrido 2 km entre a multidão.

O jornal francês “Nice Matin” afirmou que um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração, e relatou que um grande grupo de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.

O Ministério do Interior confirmou que o motorista foi morto. A agência AP, citando como fonte Christian Estrosi, diz que o caminhão estava cheio de armas e granadas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pedido de investigação sobre novo presidente da Câmara no STF só andará em agosto
Procuradoria de Paris abre investigação por terrorismo
https://www.osul.com.br/repercussao-lideres-mundiais-lamentam-mortes-na-franca/ REPERCUSSÃO: líderes mundiais lamentam mortes na França 2016-07-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar