Ícone do site Jornal O Sul

Atirador de Novo Hamburgo foi morto pela Brigada Militar, confirma a corporação

Caso motivou coletiva de imprensa com representantes de órgãos da Secretaria da Segurança Pública. (Foto: Calvin Neruam/SSP-RS)

Em coletiva de imprensa nessa quarta-feira (23), a Brigada Militar confirmou que os tiros disparados por policial da corporação mataram o protagonista do incidente que resultou em três mortes dentro ou fora de uma residência em Novo Hamburgo (Vale dos Sinos). Edson Fernando Crippa, 45 anos, foi encontrado sem vida, em casa, após troca de tiros com agentes de segurança pública.

Ele havia matado o pai e o irmão, além de ferir a mãe, uma cunhada e outros oito agentes. Depois, acabou atingindo fatalmente um soldado da BM.

Ao menos quatro pessoas permanecem em estado grave. O incidente ocorreu entre a noite de terça-feira (22) e a manhã seguinte. “A Brigada Militar neutralizou o atirador”, frisou a corporação. “Se não fosse a BM, teríamos um número ainda maior de vítimas.”

Conforme a Polícia Civil, o homem não tinha antecedentes criminais e todas suas armas-de-fogo estavam em situação regular. Ele portava duas pistolas, duas espingardas, farta munição e carregadores no momento do incidente.”Tudo indica que ele sabia atirar, inclusive abateu dois drones durante a ocorrência”.

“Resposta rápida”

Titular da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), Sandro Caron destacou a reposta rápida dos policiais a durante a ocorrência.

Acionada pelo número 190 em razão de um relato de agressão familiar, a BM chegou ao local e foi recebida a tiros por um homem de 45 anos. Após uma quantidade significativa de disparos (em torno de 300), foi acionado o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Comando da Polícia de Choque.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile