Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2025
O Irã e os Estados Unidos concordaram em trocar informações para a elaboração de um possível acordo nuclear. Os dois países realizaram uma segunda rodada de negociações em Roma, na Itália, sobre o programa nuclear iraniano. Em dado momento, segundo uma autoridade americana, os representantes de Teerã e Washington chegaram a se encontrar frente a frente — gesto incomum entre autoridades dos dois países.
As reuniões, na maior parte do tempo indiretas, aconteceram entre o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, e o enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, por meio do chanceler de Omã, Badr al-Busaidi, que transmitia mensagens entre eles.
Segundo a agência Reuters, as negociações duraram cerca de quatro horas dentro da embaixada de Omã na capital italiana.
Na véspera, o chanceler iraniano havia falado que tinha “sérias dúvidas” das intenções dos EUA nas negociações, defendendo a inclusão da Rússia no acordo.
Ao fim, as duas partes concordaram em encarregar especialistas de começar a elaborar uma estrutura para um possível acordo nuclear, de acordo com o Irã.
O Ministério das Relações Exteriores de Omã disse que as partes concordaram em continuar conversando para buscar um acordo que garanta que o Irã esteja “completamente livre de armas nucleares e sanções, e mantendo sua capacidade de desenvolver energia nuclear de forma pacífica”.
Armas nucleares
Trump, que abandonou um pacto nuclear de 2015 entre Teerã e as potências mundiais durante seu primeiro mandato em 2018, ameaçou atacar o Irã caso o país não feche rapidamente um novo acordo que o impeça de desenvolver uma arma nuclear.
O Irã, que afirma que seu programa nuclear é pacífico, diz que está disposto a discutir restrições limitadas ao trabalho atômico em troca da suspensão das sanções internacionais.
Falando na TV estatal após as conversas, Araqchi descreveu-as como úteis e conduzidas em uma atmosfera construtiva.
“Conseguimos fazer algum progresso em uma série de princípios e objetivos e, por fim, chegamos a um melhor entendimento”, disse ele.
“Foi acordado que as negociações continuarão e passarão para a próxima fase, na qual as reuniões com técnicos começarão na quarta-feira em Omã. Os especialistas terão a oportunidade de começar a projetar uma estrutura para um acordo.”
Nova rodada
Os principais negociadores se reunirão novamente em Omã para “revisar o trabalho dos especialistas e avaliar o quanto ele se alinha com os princípios de um possível acordo”, acrescentou. Fontes diplomáticas iranianas afirmaram que a terceira rodada de conversas acontecerá no dia 26 de abril.
Não houve nenhum comentário do lado dos EUA após as conversas.