Sábado, 23 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2016
Os participantes da missão do Rio Grande do Sul à República Tcheca entregaram na tarde desta terça-feira (24) ao governador José Ivo Sartori relatório da Missão Governamental e Empresarial “A República Tcheca te espera de braços abertos” ocorrida entre os dias 11 e 16 de abril. O líder do Executivo gaúcho conversou com os integrantes da comitiva em almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e definiu a estratégia de articulação como o plantio de uma semente promissora. Trata-se do primeiro estreitamento de relação sistemática Estado com o país da Europa Central.
Para o cônsul honorário da República Tcheca de Porto Alegre, Fernando Lorenz, a integração é do tamanho das perspectivas. “Em 2017 uma nova delegação visitará o País, bem como os thecos deverão conhecer os potenciais do Rio Grande do Sul. É uma ponte concreta de relacionamentos diplomáticos”, definiu.
A visão foi reforçada pela cônsul geral, Pavla Havlikova, que percebe interesses semelhantes na pujança industrial de ambas economias. Na capital do país, em Praga, além da delegação conhecer empresas focadas em tecnologias para saúde e mobilidade, o estado foi apresentado para 47 empresários thecos.
“Só não investirá no Rio Grande apenas quem não quiser”, disse Sartori após a explanação. “Precisamos aprender em muitas áreas, e a inovação, bem como o olhar atento para novas oportunidades, são o melhor caminho. Um caminho necessário”, sublinhou.