Ícone do site Jornal O Sul

Restaurantes do segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre reabrem após nove anos

Local estava fechado há nove anos, desde que um incêndio lhe deixou com danos profundos. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Com seis restaurantes, o segundo andar do Mercado Público de Porto Alegre foi reaberto nessa segunda-feira (5). A área estava desativada há nove anos, desde que um incêndio causou profundos danos a estrutura. A reinauguração foi organizada pela Associação dos Permissionários e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo.

“É um reencontro do mercado com a cidade. Resultado da soma do trabalho coletivo entre prefeitura, permissionários e iniciativa privada. Ainda temos frentes a investir e seguiremos trabalhando para qualificar e devolver o local cada vez melhor para a população”, disse o prefeito.

Flores

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega de um quadro a Francisco Assis dos Santos Nunes, proprietário do Sayuri, pela associação, com utensílios atingidos pelo incêndio em 2013.

“Sofremos muito neste período. Nosso coração é aqui em cima e precisávamos voltar. Agradeço a todos que nos ajudaram a estar aqui novamente e prometemos fazer de tudo para que a população se sinta em casa”, salientou Nunes.

Reabriram nessa segunda os restaurantes Bar Chopp 26, Taberna, Pizza Veg (antigo Telúrico), Mamma Julia, Sayuri e sorveteria Beijo Frio. Além destes, já está funcionando no local a Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária. Até o fim do ano, a prefeitura deve licitar outros 11 espaços no Mercado Público.

Reforma

A troca dos equipamentos, como as escadas rolantes e elevadores, a reforma elétrica e abertura dos novos banheiros para pessoas com deficiência garantiram acessibilidade, segurança e conforto a usuários e comerciantes.

“A reabertura dos restaurantes é uma conquista de toda cidade, fruto do trabalho em conjunto com permissionários e iniciativa privada. Essa jornada, iniciada pelo ex-secretário Cézar Schirmer, foi marcada por muito diálogo e mobilização”, lembrou o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Urbano Schmitt.

Os recursos para reforma fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan, no valor de até R$ 9,4 milhões.

Sair da versão mobile