O resultado da eleição nos Estados Unidos derrubou os mercados de ações pelo mundo. A Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, perdeu mais de 5% e, na Europa, os principais índices abriram o dia em forte queda. A vitória do candidato Donald Trump sobre Hillary Clinton foi confirmada por volta das 5h30min desta quarta-feira (09).
Até a véspera das eleições, os mercados projetavam a vitória de Hillary Clinton. As Bolsas na Europa fecharam em alta na terça-feira (08), e as dos Estados Unidos também subiram.
Segundo a Reuters, os investidores estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de Trump adotar políticas protecionistas e desistir de acordos de comércio internacional.
Ásia
O índice japonês Nikkei encerrou o pregão com queda de 5,36%, aos 16.251,54 pontos. A baixa é a pior desde os 7,92% de queda registrados em 24 de junho, após o referendo que decidiu que o Reino Unido deixará a União Europeia. O segundo indicador, o Topix, perdeu 4,57%, e se situou em 1.301,16 pontos. O mercado japonês fechou antes da divulgação do resultado final nos EUA, mas reagiu às pesquisas de boca de urna, que já indicavam a vitória do republicano.
As Bolsas da China também fecharam em baixa. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,52%, e o índice de Xangai teve queda de 0,61%, para 3.128 pontos.
Europa
As principais Bolsas europeias começaram o dia operando em forte queda. No entanto, o mercado recuperava parte de suas perdas com os operadores dizendo que o discurso da vitória de Trump foi equilibrado e conciliatório, aumentando expectativas de que alguns pontos mais inflamados da retórica de sua campanha podem ter ficado para trás.
O índice geral da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, por exemplo, abriu em baixa de 2,12%. Perto das 8h (horário de Brasília), o Financial Times tinha queda de 0,07%. Na Itália, o índice seletivo da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, abriu em forte baixa de 3%, mas, perto das 8h, a queda era de 1,58%.
Na Alemanha, o principal índice da Bolsa de Valores de Frankfurt, o DAX, abriu em queda de mais de 4%. Perto das 8h, caía 0,67%. Em Paris, o CAC-40, caía mais de 2,86% após a abertura. Perto das 8h, caía 1,01%. Em Portugal, a Bolsa de Lisboa perdia 3% no início dos negócios, mas reduzia as perdas para 1,95% perto das 8h. Em Madri, o índice Ibex-35 registrava baixa de 1,52%. Já as ações na Rússia operam em alta nesta quarta. (AG)