Ícone do site Jornal O Sul

Resultado paralelo mantém o Grêmio no G4 da série B após vitória sobre o Sampaio Corrêa

Artilheiro da série B, Diego Souza marcou dois gols na vitória do Grêmio contra o Sampaio Corrêa. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio conseguiu se manter no G4 da Série B. Após vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa no último sábado (18), em partida válida pela 13ª rodada, o Tricolor chegou aos 21 pontos e ocupa a 4ª colocação na tabela. O empate entre Sport e Náutico assegurou a permanência Tricolor no grupo que garante posto na elite do ano que vem.

A reabertura da Arquibancada Norte marcou a retomada de público recorde à Arena. Estiveram presentes mais de 30 mil torcedores que embalaram a equipe dentro de campo. Os gols do jogo foram marcados por Diego Souza, que se tornou o artilheiro do século e também desta edição da série B.

Primeiro tempo

O Grêmio iniciou os primeiros minutos trocando passes na defesa, buscando trabalhar a bola para chegar ao ataque. Com sete minutos jogados, a equipe gremista tentou a primeira finalização, após jogada trabalhada. Janderson avançou pela esquerda e encontrou Biel, que conseguiu passar pelo primeiro zagueiro, mas a bola acabou ficando no segundo defensor.

A equipe adversária buscava jogar no contra-ataque, mas não dava trabalho à Gabriel Grando. O tricolor seguiu com uma maior posse de bola, tentando as finalizações. Aos 12’, Geromel avançou e tentou um chute de longa distância, da entrada da grande área, mas a bola subiu demais.

Passava dos 16’, quando Diogo Barbosa acionou Biel, dentro da área. O atacante avançou, mas a finalização foi travada pela defesa. Enquanto o Sampaio Corrêa se fechava, a equipe de Roger Machado avançava e dava trabalho para a zaga adversária.

Estava faltando o toque do artilheiro do Grêmio. Na primeira oportunidade de Diego Souza, o atacante marcou e abriu o marcador na Arena. Aos 35’, em cobrança de falta de Diogo Barbosa, Bruno Alves desviou de cabeça e a bola bateu no travessão. No rebote, o camisa 29 empurrou para as redes.

Os adversários chegaram com perigo aos 44’. Mas os minutos finais do primeiro tempo serviram para a equipe gremista administrar o placar.

Segundo tempo

No intervalo, Roger Machado não promoveu mudanças no tricolor. Já o Sampaio Corrêa, com modificações, passou a tentar pressionar mais a defesa do Grêmio, nos minutos iniciais da etapa final. Porém, a primeira chegada perigosa foi, novamente, da equipe gremista. Biel avançou pela esquerda e, da linha de fundo, cruzou para trás, encontrando Varela, que bateu à direita do gol.

A primeira grande defesa que Gabriel Grando precisou realizar aconteceu aos nove minutos. Gabriel Poveda bateu forte e a bola acabou desviando na defesa tricolor, mas o arqueiro gremista conseguiu defender no ângulo.

Com 15’ passados, Roger Machado promoveu as primeiras mudanças no Grêmio. Elias e Nicolas entraram nas vagas de Janderson e Diogo Barbosa.

A principal chance da segunda etapa, veio aos 21’, a favor do tricolor. Diego Souza acionou Biel, que bateu colocado, mas o goleiro adversário defendeu à queima roupa. Com 24’, Natã teve que ser substituído, após se machucar. Thiago Santos entrou na vaga do zagueiro gremista.

O ponteiro marcava meia hora de jogo, quando o Grêmio teve um pênalti a seu favor, após a bola bater na mão de Nilson. Diego Souza bateu com confiança e marcou.

Bom momento

Após o jogo, o técnico Roger Machado elogiou o desempenho de seus jogadores e comemorou a conquista dos três pontos. “Estamos sofrendo poucos gols e temos um artilheiro, mas temos que ter outros atletas que marquem também”, disse Roger.

O treinador ainda destacou a marca de seis jogos sem sofrer gol e lembra: “Já são sete partidas sem perder”. A união da torcida com o time foi, segundo o vice de futebol Denis Abrahão, fundamental. “O torcedor atendeu o nosso chamamento. Nós não jogamos bem, somos sabedores disso”, disse.

Novas contratações

O dirigente do Grêmio destacou na entrevista coletiva após o jogo que dois reforços estão encaminhados, sendo um meia e um atacante. Além disso, ainda procura por mais duas contratações.

O retorno do volante Lucas Leiva ao futebol brasileiro após 15 anos na Europa parece se encaminhar para um desfecho positivo. A direção tricolor confirmou nesse domingo (19) que o negócio com o jogador está encaminhado nos moldes oferecidos pelo Clube.

Lucas está sem atuar desde maio, quando se despediu da Lazio, da Itália. O atleta chegou ao clube italiano em 2017, atuou em 198 partidas, com 4 gols marcados.

Antes, jogador foi peça importante no Liverpool e chegou a trabalhar com Jurgen Klopp por 2 temporadas, quando chegou a jogador até como zagueiro. No time inglês, Lucas permaneceu por 10 anos, fez 346 jogos, com 7 gols anotados.

Próxima partida

O Grêmio encerrou a 13ª rodada na quarta posição, com 21 pontos. Nesse domingo, a partida entre Guarani-SP e CSA-AL terminou empatada em 0 a 0. Com o resultado, as duas equipes seguem na parte de baixo da tabela. O Bugre soma 13, em 18º lugar, enquanto o Azulão tem 14, na 16ª posição.

O próximo desafio gremista é fora de casa, justamente contra o CSA. A partida será disputada na quinta-feira (23), às 21h30.

Sair da versão mobile