Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2015
Não dá para dizer que este ano foi igual ao que passou quando o assunto é novela. Em 2015, a TV Globo não reinou absoluta. “Os Dez Mandamentos”, da Record, virou mania e garantiu sucessivas vitórias sobre o “Jornal Nacional” e “A Regra do Jogo”.
O grande destaque da Globo não foi no horário nobre e, sim, às 23h. “Verdades Secretas” estreou com o pé na porta levando à cena assuntos polêmicos como prostituição e drogas. Mas em termos de novela das 21h, a Globo patinou com “Babilônia” e repete o feito com “A Regra do Jogo”.
Já o horário das 18h fez bonito com “Sete Vidas” e “Além do Tempo”. Às 19h, “I Love Paraisópolis” cumpriu bem o seu papel e “Totalmente Demais” já caiu no gosto popular com seu conto de fadas moderno, leve e romântico. O SBT segue prestigiando os pequenos, desta vez com “Cúmplices de Um Resgate”. (AD)
VERDADES SECRETAS
Ao abordar os bastidores do mundo da moda, Walcyr Carrasco acertou em cheio. O polêmico ‘book rosa’ foi parar na boca do povo e Grazi Massafera se consagrou no papel de Larissa, uma modelo que se viciou em crack. “Verdades Secretas” ainda revelou Camila Queiroz e mostrou o bumbum de Rodrigo Lombardi.
“Verdades Secretas” foi o grande sucesso da Globo em 2015. (Foto: Reprodução)
OS DEZ MANDAMENTOS
Nem os mais otimistas previram que a primeira novela bíblica da Record fosse chegar tão longe. A saga de Moisés emocionou, desbancou a concorrência e fez o Brasil parar para assistir à sua cena mais esperada, a abertura do Mar Vermelho.
“Os Dez Mandamentos” colocou a Record, pela primeira vez, na luta pela audiência do horário nobre. (Foto: Reprodução)
A REGRA DO JOGO
Quem esperou que a trama de João Emanuel Carneiro repetisse o sucesso de “Avenida Brasil” (2012) se decepcionou. A história policial protagonizada por Romero (Alexandre Nero) chegou a perder no ibope para “Os Dez Mandamentos” e foi bastante criticada pelas cenas de violência. Aprovação mesmo só para o casal Atena (Giovanna Antonelli) e Romero.
“A Regra do Jogo” decepcionou os fãs do sucesso “Avenida Brasil”. (Foto: Reprodução)
ALÉM DO TEMPO
A ousadia de Elizabeth Jhin em criar uma novela com duas fases, separadas por 150 anos, deu certo. O telespectador que começou assistindo a uma novela de época se manteve em frente à TV mesmo quando tudo passou a acontecer nos dias de hoje.
“Além do Tempo” ousou ao apostar em duas fases, separadas por 150 anos. (Foto: Reprodução)
TOTALMENTE DEMAIS
O conto de fadas moderno, leve e romântico escrito por Rosane Svartman e Paulo Halm e protagonizado por Marina Ruy Barbosa pegou já nos primeiros capítulos ao levar para a TV a saga da pobre menina do interior que quer virar modelo.
“Totalmente Demais” marca a estreia de Marina Ruy Barbosa como protagonista, ao lado de Felipe Simas. (Foto: Reprodução)
BABILÔNIA
A união de um elenco estelar e de um trio de autores — Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga — não fez de “Babilônia” um sucesso. Pelo contrário. A trama entrou para a história como a novela de menor audiência do horário nobre da Globo.
Apesar do elenco de peso, “Babilônia” não agradou. (Foto: Reprodução)
CÚMPLICES DE UM RESGATE
O SBT, que não mexe em time que está ganhando, continua apostando no público infantojuvenil. Estrelada por Larissa Manoela, a substituta de “Chiquititas” vem mantendo a boa audiência de sua antecessora.
“Cúmplices de um Resgate” deu continuação ao sucesso das novelas infanto-juvenis no SBT. (Foto: Reprodução)
SETE VIDAS
Com uma história contemporânea e diálogos que levavam à reflexão sobre as relações humanas, Lícia Manzo fez bonito. No folhetim, a autora contou o conflito do solitário Miguel, que se apaixonou por Lígia (Débora Bloch) e ainda descobriu ter sete filhos.
“Sete Vidas” foi uma das tramas mais bonitas e elogiadas do ano. (Foto: Reprodução)
I LOVE PARAISÓPOLIS
Ambientada na famosa comunidade paulistana, a novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira agradou com uma trama jovem e romântica, protagonizada por Bruna Marquezine e Maurício Destri.
Bruna Marquezine e Maurício Destri agradaram como o jovem casal Mari e Benjamin de “I Love Paraisópolis”. (Foto: Reprodução)