Na tarde dessa quinta-feira (28), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, liderou reunião, no Centro Administrativo Municipal, para alinhar os últimos detalhes da festa de Ano Novo no trecho 1 da Orla. Participaram órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos na estrutura de apoio do Réveillon.
O evento começa às 19h do dia 31 de dezembro, com encerramento às 3h do dia 1º de janeiro de 2024. A expectativa é de um grande público para celebrar a noite junto à Usina do Gasômetro, onde foi montado um palco para receber sete atrações locais e nacionais.
“A cidade vive um momento de pertencimento muito importante. Estamos fazendo o possível para que todos aproveitem o evento com segurança, celebrando o Ano Novo com responsabilidade e retirando seu lixo após o evento”, declarou Melo.
A festa contará com um esquema de segurança composto pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha e Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança. Também haverá segurança privada contratada pela GAM3, uma das realizadoras do evento.
Serviços mobilizados
- Trânsito e Transporte
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que haverá bloqueios e desvios em ruas e avenidas da região, como Mauá, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Bento Martins, Gen. Vasco Alves e a rótula das Cuias.
- Transporte por aplicativos
Ponto para embarque/desembarque na avenida Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal.
- Estacionamento
São 1,5 mil vagas disponíveis no Parque Harmonia, com acessos pela Casa do Gaúcho, Rótula das Cuias e avenida Augusto de Carvalho.
- Limpeza
O público terá à disposição 14 contêineres na região da Orla, desde o Gasômetro até o trecho 2. Após a festa, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharão nas avenidas e ruas próximas, enquanto a GAM3 ficará responsável pela limpeza da Orla 1.
- Banheiros químicos
Mais de 200 deles estarão disponíveis ao público na avenida Edvaldo Pereira Paiva.
- Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar ao público um posto de atendimento e cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
- Fiscalização
Os agentes da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) permanecerão mobilizados, durante todo o evento, para coibir a presença de ambulantes irregulares na Orla do Guaíba. A venda de produtos no trecho 1 depende de autorização prévia da Sala do Empreendedor – localizada na avenida Júlio de Castilhos, 120.