O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a redução da TEC (Tarifa Externa Comum) como uma medida que levará à modernização do Mercosul. Ele disse ainda que a decisão é relevante para atender necessidades internas, como a diminuição do custo de alimentos e outros itens essenciais no Brasil
“A modernização do Mercosul passa também pela dimensão tarifária e nós trabalhamos isso bastante com os nossos sócios. É importante ter acesso e atenção às necessidades internas de forma a reduzir o custo de comida, de itens essenciais para a população brasileira”, declarou.
O ministro participou da abertura do seminário “Mercado Digital Regional”, promovido pelo Ministério de Relações Exteriores e Cepal nesta segunda-feira (8).
Na semana passada, o Brasil reduziu em 10% as alíquotas de importação de 87% do universo tarifário, com a justificativa de que essa redução é importante para o combate à covid-19 e para ajudar a conter a inflação. No entanto, especialistas consultados pelo jornal O Globo avaliam que esse impacto será limitado.
Relações engessadas
Guedes ressaltou que a redução da alíquota – que não abrange setores sensíveis como automobilístico e têxtil – teve a concordância dos demais parceiros do bloco.
“Ainda que temporário e moderado, nós estamos indo na direção correta de modernização. Manter o Mercosul relevante para o Brasil depende justamente de sua capacidade de resposta a essas oportunidades de mercado que existem e essas necessidades de reforma”, argumentou.
A avaliação de Guedes sobre o Mercosul é que o bloco foi visionário quando formado, mas que acabou engessando muito as relações comerciais entre os países, e que precisa passar por mudanças para promover uma integração mais ampla com a economia global, por meio de novos acordos.
O mercado digital regional seria uma possibilidade para caminhar nessa direção: “Temos agora uma revolução digital, uma segunda grande oportunidade de relançamento das nossas plataformas. É nesta oportunidade para modernização do Mercosul que nós temos que incluir essa pegada digital, essa nova dimensão que transforma o nosso mercado em extraordinariamente atraente e, ao mesmo tempo, moderno para que sigamos no projeto de integração global.” As informações são do jornal O Globo.