Ícone do site Jornal O Sul

Revista alemã imprime edição com sangue de pessoas com HIV

Revista masculina alemã Vangardist imprimiu edição com 3 mil usando tinta misturada com o sangue de portadores de HIV. (Foto: Reprodução)

Três mil cópias da revista masculina alemã Vangardist foram impressas usando tinta misturada com o sangue de pessoas com HIV. O objetivo da campanha é quebrar o estigma sobre HIV e Aids.

“Nunca tinha ouvida falar sobre isso. Não conseguir parar de pensar nessa coisa de vampiro que está rolando em filmes e na cultura pop agora”, disse Wyndham Meadque, um dos doadores da publicação. Ele, que é americano, mas mora em Berlim, topou participar da iniciativa porque achou que poderia “fazer a diferença”.

A agência de publicidade Saatchi & Saatchi, que fez a campanha para a revistaVangardist, disse que o sangue foi esterilizado para desativar o vírus antes que fosse misturado à tinta de impressão.

Todas as 86 páginas da revista foram impressas com a tinta. A edição limitada começou a ser vendida esta semana na Áustria, Alemanha e Suíça. “Fiquei orgulhoso em saber que, juntos, criamos algo bonito e que, espero, possa servir para algo bom”, afirmou Wyndham.

Wyndham Meadque doou seu sangue para a edição especial da revista Vangardist. Ele foi diagnosticado com HIV, em outubro de 2012. (Foto: Reprodução)

O que é o HIV?

HIV significa vírus da imunodeficiência humana (na sigla em inglês). O vírus ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de uma pessoa de combater infecções e doenças.

Não há cura para o HIV, mas há tratamentos que permitem que a maioria das pessoas infectadas vivam uma vida longa e saudável. O Ministério da Saúde estima que, no Brasil ,734 mil pessoas vivam com HIV. Em todo o mundo, são cerca de 35 milhões. (BBC)

Sair da versão mobile