Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Revista cita estudo brasileiro como um dos destaques do ano

Compartilhe esta notícia:

Pesquisadores descobrem vírus Yaravirus brasilienses.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Também conhecido como "fuga de cérebros", pesquisadores e especialistas saem do Brasil para melhores oportunidades de trabalhos. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A descoberta do vírus Yaravirus brasilienses, ocorrida através de um estudo feito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), foi considerada um dos destaques do ano pela revista científica Science.

O portal da revista divulgou uma lista de suas histórias favoritas de notícias científicas em 2020, não relacionadas à Covid-19, e citou o estudo liderado pelo professor Jônatas Santos Abrahão, do Departamento de Microbiologia do ICB (Instituto de Ciências Biológicas) da UFMG.

O grupo de pesquisadores, liderado por Abrahão, e que fez a descoberta, se dedica à investigação de vírus gigantes e, por isso, se surpreendeu com o novo vírus que, diferente dos demais descobertos pelo grupo, é pequeno.

Ele foi descoberto na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Esse vírus infecta amebas e é composto por materiais genéticos não documentados, ou seja, ele carrega genes nunca descritos anteriormente.

O nome do vírus descoberto no estudo – Yaravirus brasiliensis – faz uma homenagem a Yara, considerada a mãe das águas, segundo a mitologia tupi-guarani.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Covid-19: casos e mortes caem na semana do Natal, diz Ministério da Saúde
Prorrogado prazo de regras especiais de reembolso de passagens aéreas
https://www.osul.com.br/revista-cita-estudo-brasileiro-como-um-dos-destaques-do-ano/ Revista cita estudo brasileiro como um dos destaques do ano 2020-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar