Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2016
A Rio Grande Energia, distribuidora do Grupo CPFL no Rio Grande do Sul, consolidou a gestão de todos os processos operacionais realizados nos 264 municípios da área de abrangência da concessionária, com a inauguração de seu Centro de Operação Integrado (COI). Desta forma, o novo espaço passou a centralizar o despacho das notas comerciais em conjunto com os serviços técnicos emergenciais que já faziam parte do escopo do centro. A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira.
Com a nova operação todas as equipes comerciais, multifuncionais e emergenciais, primárias e terceirizadas receberão as atividades via dispositivos móveis (smartphones e tablets) de uma mesma sala de comando. A sistemática está alicerçada principalmente no sistema de mobilidade CWS (CPFL Workforce System), um produto desenvolvido pela Authi, empresa também do Grupo CPFL Energia.
Com a mudança no procedimento, a RGE passa a trabalhar da mesma forma das outras sete distribuidoras do Grupo CPFL. A mudança na operação começou a ser articulada ainda no final do ano passado, quando a RGE também passou a operar no robusto sistema comercial e operacional CCS.
Com o novo modelo de Centro de Operação, as atividades de campo, sejam elas comerciais ou operacionais, ganham mais agilidade e dinamismo. Com todos os operadores reunidos em um mesmo ambiente e sob uma mesma gerência, os processos ganham velocidade e o tempo de resposta é reduzido em situações de contingências, como temporais, ou para ações rotineiras e regulatórias, como ligações, cortes e religues. “Como todos os operadores na mesma sala podemos planejar melhor nossas ações. Nossos operadores passam a ter uma visão macro do que está acontecendo em todos nossos municípios de atuação. Temos condições de, por exemplo, aproveitar uma equipe que fará um trabalho emergencial em uma cidade para fazer ações do comercial no município na mesma viagem“, afirma Rodrigo Bertani, gestor do COI.
O COI passou a operar em caráter experimental em começo de maio e, agora, está oficialmente em atividade. Atualmente, 43 colaboradores trabalham no novo Centro de Operação, que funciona no quarto andar do prédio da sede da RGE, em Caxias do Sul, 24 horas por dia, sete dias por semana.